EN | ES

Peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” traz em cena vítimas reais do ataque

Publicado em: 11/05/2023 |

Foto colorida mostra homem no palco, durante apresentação de peça

Cena da peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, de 2023. | Foto: Divulgação/ Joelma do Couto

Com apresentações de 12 a 14 de maio, e depois em 17 de maio, a peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” traz dois sobreviventes reais da bomba nuclear lançada pelos EUA em Hiroshima, em 1945: Kunihiko Bonkohara, de 82 anos, e Junko Watanabe, de 80.

“Os Três Sobreviventes de Hiroshima” fica em cartaz no Teatro Paulo Eiró, entre os dias 12 a 14 de maio, e faz uma apresentação única na Fábrica de Cultura Brasilândia no dia 17 de maio, às 15h. Bonkohara e Watanabe dão seus depoimentos sobre o ataque brutal à cidade japonesa.

O espetáculo narra três histórias de sobrevivência, resiliência e superação de pessoas que estavam em Hiroshima, no Japão, no dia 6 de agosto de 1945. Em cena, estão dois sobreviventes desse episódio e o terceiro é interpretado pelo ator Ricardo Oshiro.

A peça conta os momentos da explosão nuclear, os dias seguintes e a imigração para o Brasil. São reconstruídas as trajetórias do jovem Takashi Morita, na época com 21 anos, e das crianças Kunihiko Bonkohara, com 5 anos, e Junko Watanabe, com 2 anos. Eles atuam no formato de teatro documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.

As apresentações são gratuitas, com ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação ou pela plataforma Sympla. O espetáculo já passou por várias cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Bauru, sempre com sessões lotadas.

Serviço

“Os Três Sobreviventes de Hiroshima”

Roteiro e direção: Rogério Nagai
Elenco: Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Takashi Morita, além dos atores Ricardo Oshiro e Rogério Nagai

Apresentações: de 12 a 14 de maio, sexta e sábado, às 21h, e no domingo, às 19h. No Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. | Apresentação única: dia 17 de maio, às 15h, na Fábrica de Cultura Brasilândia: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia.
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação ou pela plataforma Sympla.

Gênero: teatro-documentário
Duração: 60 minutos
Classificação: 10 anos




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS