SP Escola de Teatro

Peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” traz em cena vítimas reais do ataque

Foto colorida mostra homem no palco, durante apresentação de peça

Cena da peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, de 2023. | Foto: Divulgação/ Joelma do Couto

Com apresentações de 12 a 14 de maio, e depois em 17 de maio, a peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” traz dois sobreviventes reais da bomba nuclear lançada pelos EUA em Hiroshima, em 1945: Kunihiko Bonkohara, de 82 anos, e Junko Watanabe, de 80.

“Os Três Sobreviventes de Hiroshima” fica em cartaz no Teatro Paulo Eiró, entre os dias 12 a 14 de maio, e faz uma apresentação única na Fábrica de Cultura Brasilândia no dia 17 de maio, às 15h. Bonkohara e Watanabe dão seus depoimentos sobre o ataque brutal à cidade japonesa.

O espetáculo narra três histórias de sobrevivência, resiliência e superação de pessoas que estavam em Hiroshima, no Japão, no dia 6 de agosto de 1945. Em cena, estão dois sobreviventes desse episódio e o terceiro é interpretado pelo ator Ricardo Oshiro.

A peça conta os momentos da explosão nuclear, os dias seguintes e a imigração para o Brasil. São reconstruídas as trajetórias do jovem Takashi Morita, na época com 21 anos, e das crianças Kunihiko Bonkohara, com 5 anos, e Junko Watanabe, com 2 anos. Eles atuam no formato de teatro documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.

As apresentações são gratuitas, com ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação ou pela plataforma Sympla. O espetáculo já passou por várias cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Bauru, sempre com sessões lotadas.

Serviço

“Os Três Sobreviventes de Hiroshima”

Roteiro e direção: Rogério Nagai
Elenco: Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Takashi Morita, além dos atores Ricardo Oshiro e Rogério Nagai

Apresentações: de 12 a 14 de maio, sexta e sábado, às 21h, e no domingo, às 19h. No Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. | Apresentação única: dia 17 de maio, às 15h, na Fábrica de Cultura Brasilândia: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia.
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação ou pela plataforma Sympla.

Gênero: teatro-documentário
Duração: 60 minutos
Classificação: 10 anos

Sair da versão mobile