Panorama Pedagógico

Publicado em: 05/02/2013 |

Os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco encaram seus primeiros dias de aula em 2013. Ávidos para saber o que vem pela frente, eles se reúnem, ao longo desta semana, para o Panorama das Artes do Palco que, como o próprio nome já diz, oferece uma visão sobre os Componentes que serão estudados neste semestre.

Panorama das Artes do Palco (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Para tanto, Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Instituição, e os coordenadores e formadores dos Cursos Regulares reuniram-se e explicaram aos aprendizes alguns pontos importantes para estes Módulos (Azul, para o período matutino, e Verde, para o vespertino) e comentaram um pouco sobre o Sistema Pedagógico da Escola.

Fazem parte do funcionamento desse sistema: o Eixo Temático, que compreende as ideias, linguagens e estéticas que formam a linha de pensamento do Módulo; o Operador, o modo por meio do qual as técnicas e conteúdos são trabalhados, sendo geralmente um pensador; o material de trabalho, elemento responsável por estimular a relação entre forma e conteúdo; e, como novidade, um pedagogo que esteja fortemente conectado com o pensamento contemporâneo servirá de referência para os estudos.

No caso do Módulo Azul, tais “ferramentas” são: Performatividade como Eixo Temático; o sociólogo polonês Zygmunt Bauman como Operador; o material de trabalho será composto por oito imagens escolhidas pelo corpo docente da Escola, e o pedagogo é Romeo Castellucci, diretor teatral italiano.

Para o Módulo Verde, foram definidos: Personagem e Conflito como Eixo Temático; Gilles Lipovetsky, filósofo francês, como Operador; cartas sobre família escritas pelos aprendizes como material de trabalho, e Nick Silver como pedagogo.

“Essas são as questões que vão permear o Módulo. Elas vêm surgindo desde outubro e, na semana passada, tivemos colóquios (leia sobre o assunto aqui) com convidados que esclareceram alguns pontos sobre elas. São questões que nos provocam e com as quais vamos provocá-los”, disse Joaquim Gama no encontro.

Depois de passar essas primeiras informações, um representante de cada curso (coordenador ou formador) pontuou especificidades das aulas que estão prestes a começar e nomeou alguns dos artistas que as ministrarão. Na sequência, aprendizes do período matutino foram encaminhados para as salas de seus respectivos cursos, enquanto os do Módulo Verde já começaram a se reunir com os matriculados nos demais cursos, formando, assim, quatro grupos integrados por aprendizes de todas as áreas.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024