Palhaços em cena

Publicado em: 07/11/2012 |

A palhaça Mercedes Sonsa (Josy Souza) comanda a esquete “Conversão das Bruxas” (Foto: Hélio Dusk/SP Escola de Teatro)

Ontem (6), uma trupe de malucos, divertidos e amáveis palhaços invadiu a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Eram os alunos do curso “Núcleo de Estudos em Máscaras”, ministrado por Cida Almeida e Sofia Papo e promovido pelo departamento de Extensão Cultural da Escola.

Na verdade, as aulas terminaram na última segunda-feira (5), mas a festa, chamada “Clowns Fabulando”, está programada para durar dois dias (hoje, às 20h, tem mais, com entrada aberta ao público!). Assim, com os alunos devidamente paramentados e incorporados em suas personalidades-palhaço, foram encenadas, no 8º andar da Escola, as esquetes de humor “Família Aristocrata” (com os clowns Frida, Tatavo, Janjans); “O Cego Derrepentista” (com La Fura, Sininho); “As Clownsetes” (com Mussarella, Frida, Malagueta, Priscila Salsicha, Dan Dan; “Relow” (Bebê); “A Mãe-Bufa” (com Ciso, Priscila Salsicha, Chantilly Flambado); Meau (com Dan Dan, Felícia, Malagueta); “Sou Artista?” (com Romeu); “AmoreBunda” (Pimpa, Fafá, Glacê Biscuit, Mona); “Buli” (Janjans, La Fura e Sininho); “A Conversão das Bruxas” (Léa de Leoa, Mussarela, Glacê Biscuit, Mercedes Sonsa), e “O Miliante Humilhante” (Dedete Vedete, Micuim, Os-Mar, Calabresa).

Depois, os palhaços convidaram o público presente a acompanhá-los para o encerramento da festa, que aconteceu em plena Praça Roosevelt. Ali, diante de um Coro Grego, formado pelos colegas, os palhaços Romeu, Dedete Vedete, Dan Dan, Micuim, Dá Dá, Pimpa e Malagueta deram vida à encenação “Romeu e Julieta – Uma Tragédia Grega Shakespeariana”. De Verona, a história clássica de William Shakespeare passou para a Zona Leste paulistana. Nem é preciso dizer que o público adorou a paródia. Ao final, foi a vez de os palhaços rirem com o aplauso da plateia.

Josy Souza, que no último semestre concluiu os quatro módulos do curso de Humor da SP Escola de Teatro, acompanha Cida há bastante tempo e já participou de vários cursos ministrados por ela. Ao final da apresentação, comentou: “Foi muito legal, achei incrível dividir essa experiencia maluca. Me atrai muito pelo jeito gostoso de como tudo foi conduzido. A Cida tem uma coisa especial… é maluco, mas dá certo, porque se você não vai e faz, o jogo não acontece! “.

Direção: Cida Almeida, Sofia Papo e Ivanildo Piccoli
Glacê Biscuit – Sarah Moreira
Calabresa – Sergio Luiz
Dedete Vedete – Valdete Pereira