Palestra digital celebra os 80 anos de Ney Matogrosso e o doc Olho Nu, sobre a vida do artista

Publicado em: 10/08/2021 |

Ney Matogrosso no documentário Olho Nu. Foto: Divulgação

O Cineclube Macunaíma promove nesta terça-feira, 10, às 19:30h, um debate digital em celebração aos 80 anos do cantor Ney Matogrosso, a partir da exibição do documentário Olho Nu, de Joel Pizzini, que está disponível a todos no Youtube até quinta-feira, 12 de agosto.

O encontro terá a participação de importantes nomes da cultura brasileira, como o ex-integrante do Secos & Molhados Gerson Conrad, a compositora Lucina, o escritor e poeta Ramon Nunes Mello, além dos cineastas Joel Pizzini e Silvio Tendler.

Espetáculo de dança butô, com Emilie Sugai e dirigido por Lee Taylor, se inspira na obra de Tomie Ohtake

O encontro será mediado pelo crítico de cinema e ex-diretor da Cinemateca do MAM-RJ  Ricardo Cota,  com coordenação de Zezé Sack.

Documentário Olho Nu

O documentário, dirigido por Joel Pizzini, é um filme-ensaio que retrata a vida-obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista, em contraponto com sequências atuais rodadas durante a turnê de seu show Inclassificáveis. Num espetáculo sobre o percurso musical do artista, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, Olho Nu revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia o repertório de Ney Matogrosso, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.

Com coprodução do Canal Brasil e Paloma Cinematográfica, Olho Nu foi premiado como Melhor filme no Festival In-Edit e América do Sul de 2013, tendo participado ainda no mesmo ano dos Festivais de Havana (Cuba), Guadalajara (México), Doc-Lisboa e Mostra Internacional de Sâo Paulo.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro