EN | ES

Espetáculo de dança butô, com Emilie Sugai e dirigido por Lee Taylor, se inspira na obra de Tomie Ohtake

Publicado em: 20/01/2021 |

Crédito da foto: Emidio-Luisi

Aka, trabalho concebido pela performer Emilie Sugai e pelo diretor Lee Taylor, filmado pelo cineasta Joel Pizzini, será apresentado em sessões gratuitas on-line via Sympla de 28 a 31 de janeiro e de 04 a 07 de fevereiro

A proposta é investigar o universo pictórico e escultórico de Tomie Ohtake, tendo como referência a dança butô, objeto de pesquisa de Emilie desde 1991, quando integrava a Cia Tamanduá de Dança Teatro, sob direção de Takao Kusuno, considerado o introdutor da expressão artística japonesa no Brasil.

O roteiro cênico de AKA, que significa vermelho em japonês, é inspirado na estética das linguagens desenvolvidas pela artista plástica, e é composto de quatro estações: esboços, gravura, pintura e escultura. Cada uma possui uma cor predominante que remete às cores mais usadas nos trabalhos de Tomie: o branco, o amarelo, o azul e o vermelho.

Em sua performance, a coreógrafa propõe uma experiência sensorial para o público de modo a criar um espetáculo que funde artes plásticas e dança contemporânea. A butô surgiu no Japão no pós-segunda guerra, na década de 50, criado por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, sendo uma mistura entre vanguardas ocidentes, como o expressionismo, cubismo e surrealismo, com referências da cultura milenar japonesa, como as danças Nô e Bugaku.

Saiba mais informações e como garantir seu ingresso AQUI!




Relacionadas:

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Bash”, do estadunidense Neil LaBute, estreia no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 12/ 04/ 2024

Itaú Cultural realiza Mostra de Solos com artistas que levam à cena temas identitários

SAIBA MAIS