Palco Iberoamericano Traz Reinaldo Montero e Sahily Moreda

Publicado em: 14/11/2012

Foram abertas hoje (14) as inscrições para a “Oficina de Escrita Criativa Aplicada ao Teatro”. Gratuito e ministrado pelos cubanos Reinaldo Montero e Sahily Moreda, o curso é promovido pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, como parte do projeto Palco Iberoamericano: Teatro Contemporâneo. Para se inscrever, clique aqui.

As aulas, que irão de 10 a 14 de dezembro, das 10h às 13h, são voltadas a dramaturgos, escritores e interessados em teatro, que desejam aperfeiçoar suas habilidades de escrever para a cena. Para tanto, os participantes devem estar dispostos a realizar os exercícios criativos de escrita, partindo de suas próprias experiências pessoais, para que, durante a oficina, encaminhem os trabalhos para uma construção cênica.

Os orientadores observam que é imprescindível que os alunos disponham de tempo, fora do horário de aula, para cumprir as tarefas individuais de escrita que a oficina propõe. Além disso, devem ter lido, na íntegra, a tragédia “Macbeth”, de William Shakespeare.

 



O dramaturgo e escritor cubano Reinaldo Montero, que vai orientar a “Oficina de Escrita Criativa Aplicada ao Teatro” (Foto: Francesco Gattoni/Divulgação)

 

Sobre Reinaldo Montero
Dramaturgo, romancista, roteirista, promoveu conferências, orientou seminários e oficinas de dramaturgia, de roteiros de cinema e de narrativa em dezenas de países, em instituições como El Colegio (México), Centro Cultural Banco do Brasil, Escola Internacional de Cinema de San Antonio de los Baños (Cuba), em universidades como Salamanca (Espanha), La Sapienza (Itália) e San Marcos (Peru). Escreveu obras para teatro, como a peça “Liz”, do repertório da Cia. de Teatro Os Satyros; publicou vários livros, pelos quais recebeu prêmios nacionais e internacionais, e assessorou mais de 30 peças, como “Lisístrata”, de Aristófanes, “Galileu Galilei”, de Bertolt Brecht e “O Preço”, de Arthur Miller.

Sobre Sahily Moreda
Há mais de 20 anos trabalhando como atriz, atuou em inúmeras montagens teatrais e projetos experimentais. Como diretora, em 2011, fundou a Compañia del Cuartel. Desde então, encenou importantes textos da dramaturgia universal, com aprovação da crítica e do público, assim como outros reconhecimentos, de tal forma que, atualmente, a Compañia del Cuartel é considerada um dos projetos mais vitais para o teatro cubano.

Serviço
Palco Iberoamericano: Oficina de Escrita Criativa Aplicada ao Teatro
Orientadores: Reinaldo Montero e Sahily Moreda
Quando: De 10 a 14 de dezembro
De segunda a sexta, das 10h às 13h
Onde: Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600 | (11) 2292-7988

Inscrições Online: De 14 a 29 de novembro

Divulgação e Matrícula Online dos Aprovados: 04 de dezembro

  

Texto: Majô Levenstein

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS