Palavra em cena | Parresia

Publicado em: 27/09/2013 |

A seção Palavra em Cena lança hoje uma edição especialmente pensada para os aprendizes do módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Nela, o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro fala sobre a parresia, conceito que serve como operador – ou seja, o modo por meio do qual as técnicas e conteúdos são trabalhados, sendo geralmente um pensador – aos aprendizes deste módulo.

No podcast, Paroni explica que “a palavra parresia vem do grego e quer dizer, sobretudo, a franqueza de expressão, ou seja, dizer tudo que se acredita ser verdade. Também significa propensão descontrolada e excessiva de falar”.

O diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro: condutor da viagem do Palavra em cena (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Para esclarecer o significado do conceito, Paroni volta até a Grécia Antiga e comenta a importância da parresia para os gregos. “A constituição democrática ateniense foi baseada em três pilares: a isegoria, que era o direito de falar nas assembleias; a isonomia, igualdade de participação no poder político; e parresia, direito de todos se expressarem abertamente nos debates políticos.”

Ao final, o artista propõe, ainda, uma brincadeira estética ou filosófica, estimulando a reflexão acerca do tema.

Ouça este quinto programa da série. Para ouvir os podcasts anteriores, acesse a seção Palavra em Cena.

Palavra em cena | 23/ 03/ 2017

Palavra em Cena | Roswitha e Nelson