Palavra em Cena | Roswitha e Nelson

Publicado em: 23/03/2017

Leituras a duplo sentido. Ressurgimento do teatro no Ocidente ocasionado por uma autora. Leitura silenciosa punida com fogueira. Proibição de pensar em silencio. Mulheres não podiam aprender a ler. Distopia anterior à utopia da liberdade iluminista do livre-arbítrio. Uma autora medieval alemã, a monja Roswitha de Gandersheim (935?-974?), é surpreendentemente similar na forma sintática com que Nelson Rodrigues expressou suas maquinações sobre o pecado.
 
Estes são os temas de Nelson e Roswitha, com as vozes de Celso Fontana e Sylvia Soares.
 
O portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco leva ao ar uma série de podcasts, intitulada Palavra em cena. Nela, o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro convida o ouvinte a uma viagem histórica rumo a palavras, sons e conceitos cênicos do passado, ligados diretamente a visões do presente.
 

A apresentação e criação de Paroni lança mão da nossa paradoxal distância e proximidade da nossa vida cotidiana com o assunto enfocado. Nas gravações, participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais. A locução incidente é de Sylvia Soares e a colaboração técnica é de Renato Navarro.

 

Ouça o programa

 

Acesse a seção “Palavra em Cena” para ouvir os demais podcasts

 

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS