Palavra em cena | Dor: a mãe do Ocidente

Publicado em: 11/10/2013

Nesta semana, a série quinzenal de podcasts Palavra em cena, produzida por Maurício Paroni de Castro especialmente para o portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, fala sobre a importância da dor para o drama ocidental.

 

“A dor é uma das matérias-primas do drama. Todos os stabat mater dos grandes compositores do Ocidente principiam com estas dramáticas palavras, cerne dos dramas ocidentais: ‘A mãe estava prostrada dolorosa, chorando ao pé da cruz de onde pendia seu filho’”, afirma o artista.

 

Segundo ele, “este ato de dor transmite o momento agudo da passagem do racionalismo clássico para o racionalismo cristão. Esta foi a verdadeira revolução nascida do cristianismo. A dor da mãe confundia a inteligência racional do ideal clássico greco-romano com o que não havia definição clara, ainda: o sentimento individual que somente Shakespeare iria estabelecer com a ideia da personalidade individual”.

 

A apresentação e criação de Paroni lança mão da nossa paradoxal distância e proximidade da nossa vida cotidiana com o assunto enfocado. Nas gravações, participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais. A locução inicial é de Sylvia Soares. Esta edição contou com a participação da atriz Thais Simi e das aprendizes Fernanda Otaviano (Atuação) e Fernanda Guedella (Iluminação).

 

Ouça o quinto programa da série. Acesse a seção Palavra em Cena para ouvir os demais podcasts.

Relacionadas:

Palavra em cena | 23/ 03/ 2017

Palavra em Cena | Roswitha e Nelson

SAIBA MAIS

Palavra em cena | 31/ 08/ 2016

Palavra em Cena | Diálogos sobre Cervantes e o Sonho

SAIBA MAIS

Palavra em cena | 16/ 08/ 2016

Palavra em Cena | Fantasmas Existem

SAIBA MAIS