Palavra em Cena | Antígona, barulho e politica feminista

Publicado em: 16/02/2016

O portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco leva ao ar uma série de podcasts, intitulada Palavra em cena. Nela, o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro convida o ouvinte a uma viagem histórica, rumo a palavras, sons e conceitos cênicos do passado, ligados diretamente a visões do presente.

 

Completa a aula performática de Paroni ocorrida esta ultima segunda-feira este prólogo de Antígona, do tragediógrafo grego Sófocles, no século V antes de Cristo. Contém toda a temática da luta das mulheres contra a supressão de seus direitos, aspirações e liberdades.  Este texto está acima de convicções de parte; ele retrata o dialogo de Antígona, que desafia a ordem do tirano da cidade, para dar sepultura a seu irmão Polinice, que lutava contra Creonte, o tirano, e  assim morreu pelos braços do outro irmão Etéocles, que aquele mesmo tirano defendia.  Ela luta, e ainda discute com a irmã, que a lembra da condição de mulher na sociedade greco mediterrânea, reprimida e submissa; aconselha a prudência, diz que não a denunciará e que se faça em segredo. Mas a intenção de Antígona é política. Quer fazer mesmo barulho.

 

 Ouça aqui o quinto programa do Palavra em cena em 2016.

 

A apresentação e criação de Paroni lança mão da nossa paradoxal distância e proximidade da nossa vida cotidiana com o assunto enfocado. Nas gravações, participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais, como aqui Janine Correa e Luisa Renaux, A locução inicial é de Sylvia Soares e a colaboração técnica é de Renato Navarro.

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS