Palavra em Cena | Alma Negra VI

Publicado em: 23/05/2014

 

O Palavra em Cena, série de podcasts produzida pelo diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro especialmente para o portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, recebe hoje (23) a sexta edição do ciclo de sete programas especiais dedicados a Luiz Gama (1830-1882), poeta, escritor, advogado, jornalista e um dos mais importantes e combativos abolicionistas da história do Brasil.

 

“Esta edição enfoca a atrocidade da manutenção dos negros livres na ignorância, com o fim de relegá-los ilegalmente na escravidão. O incentivo à ignorância era um meio muito mais eficaz que os grilhões ilustrados nos livros escolares de hoje. A diferença é que não há mais grilhões do tipo, mas a politica de consolidação da ignorância ainda está em plena vigência. Ao som de Blues, Elisa Band e Ritielle Lima emprestam suas vozes a Arthur Ramos e a Luiz Gama”, comenta Paroni

 

Nascido de mãe negra livre, Gama foi vendido escravo aos 10 anos pelo pai, branco. Analfabeto até os 17 anos, conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia pela libertação de negros ilegalmente escravizados. Autodidata, foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata do século XIX e o único a ter passado pela experiência do cativeiro.

 

Este podcast contou com as participações de Elisa Band e Ritielle Lima, além de criação técnica de Pedro Zurawski. A direção e dramaturgia radiofônica são de Paroni. Ouça o programa.

 

Acesse a seção Palavra em Cena para ouvir os demais podcasts.

Relacionadas:

Palavra em cena | 23/ 03/ 2017

Palavra em Cena | Roswitha e Nelson

SAIBA MAIS

Palavra em cena | 31/ 08/ 2016

Palavra em Cena | Diálogos sobre Cervantes e o Sonho

SAIBA MAIS

Palavra em cena | 16/ 08/ 2016

Palavra em Cena | Fantasmas Existem

SAIBA MAIS