Palavra em Cena | Alegoria em Jogo

Publicado em: 04/04/2016

O portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco leva ao ar uma série de podcasts intitulada Palavra em cena. Nela, o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro convida o ouvinte a uma viagem histórica rumo a palavras, sons e conceitos cênicos do passado, ligados diretamente a visões do presente.

 
Neste podcast  – “Alegoria em jogo” -, o livro de Joaquim Gama, coordenador pedagogico da Escola, enuncia: “A bestialidade da natureza humana e a humanidade dos animais provocam um estranhamento frente às cenas”. Que cenas? As cenas de Brueghel. Mas a aventura intelectual de “Alegoria em Jogo” vai além delas. Somente aquela frase serve para cenas de crimes, de guerras, de violência urbana, de pornografia, de teatro clássico de big brother, de crônica politica, de bíblia, de alcorão, de açougue, de Igreja, de infinito.
 

A apresentação e criação de Paroni lança mão da nossa paradoxal distância e proximidade da nossa vida cotidiana com o assunto enfocado. Nas gravações, participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais. A locução inicial é de Sylvia Soares e a colaboração técnica é de Renato Navarro.

 

Ouça o programa

 

Acesse a seção “Palavra em Cena” para ouvir os demais podcasts

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS