Páginas amarelas, memórias vivas

Publicado em: 24/07/2013 |

Exemplar autografado de “Poesias reunidas”, de Oswald Andrade, datado de 23 de junho de 1945
(Foto: André Stéfano)

A primeira página amarelada é prova clara da ação do tempo. Raridade entre os exemplares do acervo da Biblioteca da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o livro “Poesias Reunidas”, de Oswald de Andrade, faz parte do Fundo Alberto Guzik, doado pelos familiares do crítico, ator, diretor, dramaturgo, pesquisador teatral e diretor pedagógico da Escola, após sua morte, em junho de 2010.

O livro contém uma dedicatória do autor, um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Oswald de Andrade foi também um dos idealizadores e principais ativistas da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.

A foto do exemplar foi escolhida para a seção Click desta semana, como uma forma de homenagear Guzik e a literatura. A imagem leva o crédito do fotógrafo André Stéfano e foi feita no dia 13 de julho, quando alguns doadores de livros ou seus representantes, que contribuíram para a construção do acervo do espaço, receberam uma placa, com um agradecimento da Escola. Foram eles: Ivam Cabral, Alberto Guzik, Christiane Riera, Mário Silvio e Emílio Di Biasi.

Na homenagem, Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição, não segurou as lágrimas: “Tenho uma forte relação com a memória. Este é um projeto de sonhos. Imaginar que neste lugar temos o Guzik e a Chris vivos, assim como o acervo do Emilio e do Mário… temos doações incríveis. Estou superemocionado. A vida é sonho”.

Texto: Esther Chaya Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023