“Padrões são mecanismos de controle sobre as minorias”, afirma a transfeminista Helena Vieira

Publicado em: 23/03/2018 |

A escritora e pesquisadora Helena Vieira durante palestra na sede Brás da SP Escola de Teatro. Foto: Bruno Galvíncio/SP Escola de Teatro

JONAS LÍRIO

Em mais um encontro que visa levantar reflexões sobre identidade e corpo, temas deste semestre em seus cursos regulares, a SP Escola de Teatro recebeu, nesta sexta-feira (23), a escritora e ativista transfeminista Helena Vieira. Na palestra, ela desenvolveu ideias relacionadas ao corpo como objeto de controle social. A plateia foi composta por aprendizes, formadores e coordenadores da Instituição.

A discussão vem do debate sobre corpos que desviam de padrões hegemônicos, tema que tem pautado a sociedade nos últimos anos. Em 2017, a novela “A Força do Querer”, em que Helena Vieira trabalhou como consultora, contou a história da personagem Ivana, que passou por um processo de transição ao se identificar como homem trans. Mesmo em meio à polêmica que dividiu o público e ativistas LGBT, a produção foi elogiada e terminou com a melhor média de audiência dos últimos cinco anos para a faixa horária do canal.

Apesar do destaque dado pelo folhetim escrito por Glória Perez, Helena Vieira acredita que a discussão sobre representatividade trans ainda tem muito o que avançar no Brasil.

No início do ano, a presença de jogadoras transexuais em competições femininas esquentou o debate sobre o que define um corpo como masculino ou feminino. Jogadoras de vôlei de times rivais reclamaram da participação de Tiffany Abreu, do time de Bauru, em jogos da Superliga, alegando que a atleta trans teria vantagem por ter se desenvolvido como homem.

Para a Helena, no entanto, a discussão deveria considerar que imposições sociais como a ideia de fragilidade da mulher servem para reforçar uma noção de que o corpo feminino é inferior – assim como seria o corpo negro e o de qualquer outra minoria identitária.