EN | ES

‘Os Arqueólogos’ narra cenas cotidianas de maneira extraordinária

Publicado em: 08/08/2016 |

“Os Arqueólogos”. Foto: Laura Del Rey


O terceiro texto premiado na 2ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo (CCSP) é “Os Arqueólogos”, de Vinicius Calderoni. Com direção de Rafael Gomes, a montagem mostra dois locutores esportivos que narram apaixonadamente cenas corriqueiras das pessoas que passam por uma praça. Eles são como arqueólogos do futuro que dialogam sobre os vestígios de estranha civilização que viveu no século 21.

Duas figuras caminham nas ruas sem perceber que os papeis rabiscados em seus bolsos serão documentos históricos dali a centenas de anos. Um cachorro entra em uma igreja porque a porta estava aberta. Crianças brincam de caça ao tesouro. Um pai ensina seu filho como se usa uma câmera analógica. Estas são algumas cenas reproduzidas.

A montagem cria uma espécie de “arqueologia íntima, ou historiografia dos bolsos da calça”, como o próprio autor define. A ideia é mostrar como qualquer coisa pode ser maravilhosa ou banal, de acordo com o valor que a sociedade atribui para ela.

Uma das referências do texto é a canção “Futuros Amantes”, de Chico Buarque. O elenco conta com a participação de Vinicius Calderoni e Guilherme Magon.

Serviço

“Os Arqueólogos”, de Vinicius Calderoni
Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. (11) 3397-4002.
Estreia 12/8. Sex. e Sáb., 21h. Dom., 20h. Até 4/9.
R$10. 60 min. 10 anos.

 




Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS