Oficinas Livres de Interpretação

Publicado em: 31/05/2012 |

Estão abertas as inscrições para o segundo e terceiro módulos (segundo módulo Performativo e terceiro módulo Diegético) das Oficinas Livres de Interpretação, ministradas por atores da Companhia de Teatro Os Satyros. Elas são dirigidas a atores já formados, ou iniciantes, que queiram entrar em contato com as técnicas de interpretação desenvolvidas pela trupe.

Montagem de “Cabaret Stravaganza”, da cia. Os Satyros (Foto: Rodrigo Meneghello/Divulgação)

Os cursos foram criados no início dos anos 90, quando a companhia residia em Portugal, com o objetivo de desenvolver seu método próprio, o do Teatro Veloz, que ajuda na recuperação de três preceitos: o estado criativo absoluto no imaginário do ator; a sonoridade sem o uso da palavra racional, e o caráter ritualístico do teatro.

São exercícios de práticas de atuação cênica que, embasados pela Bioenergética e fundamentados nas teorias preconizadas por mestres como Stanislavski, Meyerhold e Artaud, entre outras influências, levam os indivíduos envolvidos a um mesmo processo criativo, à reflexão, ao autoconhecimento e a uma apreensão diferenciada do todo em que se inserem, segundo disposições do imaginário.

Um dos objetivos do Teatro Veloz é predispor os atores a uma prontidão de respostas aos estímulos oriundos do meio, bem como o envolvimento emocional e intelectual dos participantes. Esse Teatro, como um catalisador de processos que condicionam o indivíduo a repensar a sua realidade e a se reposicionar em relação a ela, é fruto de um dos princípios que norteiam as atividades da Companhia de Teatro dos Satyros, calcados no não-conformismo e resistência aos padrões arbitrariamente impostos pelo meio social.

Há ainda a possibilidade de ingresso no Núcleo Experimental dos Satyros, coordenado por um diretor convidado, e que tem por objetivo aprofundar as técnicas de interpretação iniciadas na oficina. Durante o curso, os alunos serão avaliados pelos professores e aqueles que se destacarem serão indicados para o Núcleo, ou até mesmo para projetos da companhia.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas na Praça Roosevelt, 222, de segunda a sexta, das 10h às 19h, até a data de início das oficinas, em julho. Para saber mais, clique aqui.

“Oficinas Livres de Interpretação”

Quando: De julho a dezembro

Onde: Espaço dos Satyros I