EN | ES

Confira como foi o terceiro encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida na sede Brás

Publicado em: 08/06/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida dos participantes da oficina com as mulheres da Amilv

Programa Oportunidades realiza terceiro encontro das oficinas em parceira com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv) | Foto: Rheroandra

No último sábado, 3 de junho, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, o terceiro encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv), ministradas por estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.

Até o mês de julho serão realizadas duas oficinas simultâneas, uma vez por mês, aos sábados à tarde. Uma delas é de jogos teatrais e voltada para crianças e adolescentes. A outra é de técnicas de teatro destinada para mulheres e homens adultos.

A Associação é composta por imigrantes e atua em mais de 30 bairros da cidade de São Paulo, realizando um trabalho sobre direitos e cidadania dos imigrantes em lugares que essa população habita.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas são: Samyra Damasceno Rios (Direção), Alicia Machaca (Técnicas de Palco), Ana Letícia Figueira de Oliveira (Humor), Julia Martins Santos (Atuação), Juliana Marian Ayres (Técnicas de Palco), Matheus de Souza Gois (Técnicas de Palco), Victoria Forlepa (Humor) e Rheroandra Natalia da Silva Lopes (Direção).

“Nas oficinas, os estudantes lidam com crianças imigrantes, quase todas bolivianas que são associadas à AMILV. São propostos jogos teatrais que possam envolver todas as crianças e isso é um pouco desafiador, porque elas variam muito em idade, nem todas se conhecem, nem todas falam português, e mesmo assim nas atividades elas se envolvem, brincam juntas, interagem umas com as outras, com o espaço e com a forma de linguagem que as oficinas teatrais propõem. Enquanto isso, as mães e os pais fazem outras atividades com outros estudantes em uma sala diferente da sede Brás. Nessas duas oficinas gera-se intercâmbio entre nossa Escola e narrativas e realidades trazidas por um público tão presente e produtor abundante de cultura em São Paulo e em particular, no Brás, que é essa comunidade migrante”, conta Ana Clara Mascarenhas, assistente de projetos do Programa Oportunidades.

O Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.

+ Inscreva-se para o curso “Dança Contemporânea – Corpolítico”, com Sandro Borelli

Confira a galeria de fotos: 

Fotos: Rhero Lopes




Relacionadas:

Notícias | 24/ 06/ 2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, realiza oficinas para jovens da Fundação CASA Rio Tâmisa

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

Espetáculo “2 Palitos” entra em cartaz em julho na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS