O Verde Volta à Cena

Publicado em: 18/05/2012 |

Neste fim de semana, enquanto várias cidades do Estado de São Paulo sediam atividades da Virada Cultural Paulista, a sede do Brás da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco pulsa com os trabalhos decorrentes do segundo Experimento do Módulo Verde. O Território Cultural marcado para este sábado (19) é dedicado a mostrar ao público as investigações cênicas feitas pelos aprendizes ao longo desta semana, que têm como material de trabalho a obra dramatúrgica “Bella Ciao”, de Luis Alberto de Abreu.

Primeiro Experimento do Módulo Verde, em março (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

No dia 31 de março, esses mesmos núcleos abriram suas salas de trabalho pela primeira vez no semestre e, agora, após revisitar suas propostas e aprofundar suas pesquisas, retomam suas atividades práticas. As temáticas continuam girando em torno de temáticas concernentes à realidade do Brás, bairro no qual uma das sedes da Escola está inserida.

A programação do dia tem início às 9h, com uma mesa de discussão sobre processos criativos, que conta com a participação do dramaturgo Luis Alberto de Abreu, artista que já tem mais de 40 peças teatrais (escritas e adaptadas) e recebeu, ao longo de sua trajetória, os principais prêmios do teatro nacional, como o APCA, Shell, Mambembe, Apetesp, entra vários outros.

A mediação da conversa fica por conta de Rubens Rewald, roteirista, dramaturgo e diretor de cinema. Também é professor da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em cinema e adquiriu o título de Doutor em Artes. Além de ter escrito e adaptado peças, desenvolveu um trabalho de utilização dramática em vídeo em três espetáculos.

Logo após o debate, os grupos do Experimento retornam às suas respectivas salas para compartilhar seus trabalhos. Com uma pausa para o almoço, as aberturas continuam às 14h30 e se estendem até as 17h.

Como encerramento do Território Cultural, a atriz e professora Renata Zhaneta e o pesquisador e dramaturgo Felisberto Sabino da Costa integram um debate acerca dos Experimentos, levantando provocações e passando suas impressões sobre as propostas dos núcleos.

Território Cultural – Experimento do Módulo Verde
Quando: Sábado (19), das 9h às 18h30
Onde: SP Escola de Teatro
Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás