O Uso das Máscaras em Pauta

Publicado em: 24/02/2012

Você tem curiosidade de saber um pouco mais sobre o universo das máscaras? Dentre os 30 cursos de Extensão Cultural que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco oferece em 2012, um deles aborda justamente técnicas sobre o uso das máscaras no teatro. Se for aprendiz da Escola, recém-formado em faculdades de Artes Cênicas ou Plásticas, ou estiver desenvolvendo estudos nesse campo, esta é a sua chance.

 

Sofia Papo, orientadora do novo curso de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

“Núcleo de Estudos em Máscaras – O Ator, a Máscara e sua Pré-Expressividade” é orientado por duas artistas reconhecidas na área: as atrizes e diretoras Cida Almeida e Sofia Papo, ambas formadas pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Cida é especializada em treinamento, conscientização e preparação corporal para atores. Além de ser fundadora e diretora do Clã – Estúdio das Artes Cômicas, um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, é diretora da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi.

 

Sofia, por sua vez, é também produtora e arte-educadora, sendo sócia fundadora do Espaço Cultural Piccolo Studio, onde apresentou e produziu espetáculos e ministrou diversos cursos, entre eles, conscientização corporal e interpretação, iniciação ao teatro, montagem de espetáculo e meditação dinâmica. É, ainda, integrante do grupo Clã – Estúdio das Artes Cômicas, no qual desenvolve seu trabalho de pesquisa aplicada ao treinamento e busca de uma pedagogia para o ator, por meio das máscaras teatrais. 

 

O principal objetivo do curso é construir um processo que contribua para a descoberta de uma identidade autoral. As aulas serão ministradas de 9 de abril a 16 de maio, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, na sede da SP Escola de Teatro, localizada na Av. Rangel Pestana, 2.401, no Brás.

 

Os interessados em participar têm entre hoje (24) e 16 de março para se inscrever. Clique aqui e preencha a ficha com seus dados, currículo e carta de interesse. A seleção é feita por meio da análise dos documentos exigidos. O resultado será divulgado no dia 20 de março e os aprovados receberão a ficha de matrícula por e-mail. Se for necessária, a segunda chamada será realizada no dia 23 de março. Boa sorte!

 
 
 
Texto: Jéssika Lopes

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS