O Trabalho do Ator em Shakespeare

Publicado em: 11/09/2012 |

Como um ator deve se preparar para interpretar uma peça do maior dramaturgo de todos os tempos? Para responder à pergunta sobre essa árdua tarefa, o ator e produtor teatral Cláudio Fontana participa do Bate-Papo Online promovido nesta quinta-feira (13), das 16h às 17h, pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Cláudio Fontana (Foto: Divulgação)

E o convidado tem “bagagem” para falar sobre o assunto, afinal, um de seus principais trabalhos foi encarnando o papel de Lady Macbeth, ainda neste ano, em montagem dirigida por Gabriel Villela. Aliás, a produção de “Macbeth” também foi feita por ele.

Sua trajetória artística, no entanto, começou há mais de duas décadas. Em 1990, após vários anos de teatro amador, iniciou como profissional em “Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu”, de Carlos Alberto Soffredini, também sob a direção de Gabriel Villela. A estreia foi muito positiva e a peça rendeu-lhe o Prêmio Apetesp de Revelação.

Desde então, o artista alterna trabalhos em TV, teatro e cinema. Nos palcos, obteve destaque em “Adivinhe Quem Vem Para Rezar”, de Dib Carneiro Neto, na qual contracenou com Paulo Autran; “Pólvora e Poesia”; “A Ponte e a Água de Piscina”; “Feliz Ano Velho”; “Traças da Paixão”, de Alcides Nogueira; “Pérola”, de Mauro Rasi, e “Andaime”, de Sérgio Roveri. Fez ainda “Mary Stuart”, de Schiller; “A Guerra Santa”, de Luís Alberto de Abreu, e “Calígula”, de Albert Camus.

Ao longo de sua carreira, foi dirigido por diretores como Marcio Aurelio, Enrique Diaz, Elias Andreato, Mauro Rasi, José Possi Neto e Fernando Guerreiro.

Sua estreia como produtor teatral aconteceu com o espetáculo “Uma Coisa Muito Louca”, de Flávio de Souza. Desde então, produziu dezenas de peças, dentre as quais estão “Leonce e Lena”, de G. Büchner e “Esperando Godot”, de Beckett, ambas com direção de Gabriel Villela. “Por Um Fio”, de Drauzio Varella, com Regina Braga e Rodolfo Vaz, e “Crônica da Casa Assassinada”, de Dib Carneiro Neto, peça vencedora do Prêmio Contigo! de Melhor Drama, em 2011, são outros de seus trabalhos na produção.

Participar da conversa é muito simples. Basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat, na data e horário agendados.

Bate-Papo Online com Cláudio Fontana

Tema: “A Preparação do Ator para Interpretar Shakespeare”

Quando: Quinta-feira (13), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat