O Que Te Afoga?

Publicado em: 24/11/2011 |

De onde vem a água? Quais sonhos ela tem? Quais dores? Quais imagens? Foram as respostas dessas questões que originaram o projeto “Pantanal”, apresentado ao público, hoje (24), pelos aprendizes do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O aprendiz de Dramaturgia Emerson Alcalde transformou as diversas enchentes que já presenciou no bairro Jardim Pantanal, Zona Leste de São Paulo, em um “mar” de ideias para escrever o texto do exercício cênico. Sentindo-se impotente diante de tanta destruição causada pela água, decidiu transmitir o que viu a todos aqueles que não conhecem a dimensão do problema.

Como Alcalde e o grupo não encontravam outra visão que não a jornalística, um artista convidado os ajudou. “Roberto Alvim clareou nossas ideias e nos fez um enxergar outro viés pelo qual poderíamos seguir para mostrar ao público a nossa proposta”, comenta o também aprendiz de Dramaturgia Dias Filho.

(Arte: Rodrigo Meneghello)

Filho diz, ainda, que eles procuraram refletir sobre a pergunta “o que os afoga?”, para, então, poder dar continuidade à dramaturgia. “Selecionamos algumas imagens, sons e, até mesmo, momentos de nosso cotidiano, os quais pudéssemos transformar em poesia e transmitir o recado”, explica.

Três figuras centrais dão vida ao texto do grupo: um barquinho de papel, uma sanguessuga e uma muretinha. “A água movimenta toda a trama. As histórias se cruzam em certo momento, mas as personagens não possuem relação direta umas com as outras”, ressalta Filho.

O aprendiz comenta que, ao longo da apresentação, as personagens vão sofrendo interferências dos interlocutores, bem como dos locais por onde transitam. O aprendiz de Humor Thiago Prates e os próprios dramaturgos, Alcalde e Filho, é que fazem o trabalho de narração.

Para auxiliá-los, foram convidados os artistas Roberta Estrela D’Alva e Juca Rodrigues. “A Roberta nos assessorou quanto à oralidade; nos ensinou como dar ritmo à fala sem parecer um musical. O Juca participou ativamente na encenação”, finaliza Dias.

Para saber o horário e local da apresentação deste e de outros grupos do Módulo Vermelho, clique aqui.

Direção: Anderson Maurício e Leonardo França
Dramaturgia: Dias Filho e Emerson Alcalde