O que é semiologia teatral?

Publicado em: 14/04/2021

A semiologia é a ciência dos signos e tem como objetivo compreender os sistemas de significação desenvolvidos pela sociedade. A palavra vem da união das palavras gregas semeion, que significa sinal, e logos, estudo.

O que é Teatro Ambiental?

A sua versão teatral é o estudo do conjunto de signos existentes dentro de cada manifestação dramática. Texto, figurino, cenário, iluminação, músicas, sons, gestos do atores e figurino são códigos que se comunicam dramaticamente.

O que é proxêmica?

Para o filósofo, crítico literário e célebre professor Michel Foucault, a semiologia é “o conjunto dos conhecimentos e técnicas que permitem distinguir onde estão os signos, definir o que os institui como signos, conhecer seus vínculos e as leis de seu encadeamento”.

O que é happening?

Em suma, no teatro, a semiologia se preocupa não com a demarcação da significação ou relação da obra com o mundo, mas sim, com o modo de produção do sentido ao longo do processo teatral, da leitura do texto até o trabalho interpretativo do espectador.




Relacionadas:

Notícias | 12/ 05/ 2021

O que é ato?

SAIBA MAIS

Notícias | 12/ 05/ 2021

Teatro Candeeiro apresenta ao público histórias e personagens marcantes do Acre em espetáculo da Mostra Aldir Blanc

SAIBA MAIS

Notícias | 11/ 05/ 2021

Escola de Cinema de Vancouver reúne profissionais da área em evento virtual gratuito, a partir desta sexta (14)

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.