O que é happening?

Publicado em: 26/03/2021 |

Happening (em trad.literal: “acontecimento”)

Esse nome para essa expressão artística foi usado a primeira vez no final da década de 1950 pelo artista norte-americano Allan Kaprow, para se referir a combinação entre as artes visuais e o teatro, sem texto e representação.

Diferente da performance, o happening envolve a participação do público, direta ou indiretamente, sem que haja a separação entre ação e os espectadores, com a intenção de fazer pensar, escandalizar ou chocar, quase sempre como críticas sociais.

Você sabe o que é Teatro Koodiyattan?

Sem um enredo, mas com um planejamento, os artistas se utilizam do improviso e da espontaneidade, de acordo com as ideias que vão surgindo ao longo da ação, sendo uma performance única, impossível de ser reproduzida novamente igual.

Allan Kaprow afirma:  “Temas, materiais, ações, e associações que eles evocam devem ser retirados de qualquer lugar menos das artes, seus derivados e meios”. Ou ainda que: “Os artistas contemporâneos não trabalham para suplantar a recente arte moderna por uma outra forma, melhor ou superior. Trabalham para refletir sobre o que pode ser a arte. ”

O que é Teatro Expressionista?

Podemos citar entre as principais referências do happening o trabalho experimental do músico John Cage, assim como a action painting do pintor norte-americano Jackson Pollock, além de algumas ações de Jim Dine, Robert Rauschenberg e Roy Lichtenstein.

O que é Teatro Pobre?

No Brasil, os nomes mais importantes relacionados aos happenings e performances são Flávio de Carvalho, pioneiro da performance na década de 1950, o artista plástico Wesley Duke Lee e o grupo Rex, Ana Maria Maiolino, Regina Vater, entre outros.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro