O que é gestus?

Publicado em: 07/07/2021 |

É um termo desenvolvido pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht para se referir às qualidades da representação das expressões humanas no palco do teatro.

O que é arquétipo?

Em sua perspectiva, o Gestus está relacionado ao termo “gesto social”, não abordando apenas a gestualidade do personagem, mas todos os elementos que o compõem, como voz, postura corporal, vestimenta, atitudes, expressões faciais, palavras e entonações, com a finalidade de fazer com que o ator mostre para a plateia as relações sociais concretas da sua personagem.

O que é superobjetivo?

Segundo a concepção do encenador, nem todos os gestos são sociais. A atitude de espantar uma mosca, por exemplo, não é um gesto social. Já o gesto de trabalhar definitivamente é um, pois se trata de uma atividade humana dirigida para a dominação da natureza, um empreendimento social.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol