O que é “Distanciamento” no teatro?

Publicado em: 09/11/2020

Você provavelmente deve estar ouvindo muito sobre o distanciamento social, mas sabe o que significa distanciamento no teatro?

Distanciamento (ou estranhamento), termo usado para designar o conceito central da teoria do Teatro Épico, é o ato de desnaturalizar a ação dramática. Acontece, por exemplo, quando o ator abandona a personagem e quebra a quarta parede para colocar um ponto de vista crítico sobre o que está acontecendo em cena, ou através de canções, gestos sociais, técnicas de luz, etc.

O uso desse recurso é bem anterior ao surgimento do Teatro Épico e já estava presente nas tragédia gregas ou no teatro chinês, porém, foi no movimento teatral russo e alemão do início do século XX que se popularizou.

Segundo Bertold Brecht, “distanciar um acontecimento ou um caráter significa antes de tudo retirar do acontecimento ou do caráter aquilo que parece óbvio, o conhecido, o natural, e lançar sobre eles o espanto e a curiosidade”.




Relacionadas:

Notícias | 25/ 11/ 2020

Nesta quinta, a Live SP Transvisão é sobre atrizes trans nas artes cênicas

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 11/ 2020

O Teatro Nô

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 11/ 2020

Processo Seletivo: Confira dias e horários das avaliações do 1º Momento

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign