O Pererê de Volta à sua Terra

Publicado em: 05/11/2012 |

Depois de se aventurar pelo Japão, o moleque de uma perna só volta à sua cultura de origem. Em seu retorno ao Brasil, “Pererê – Em Busca do Saci”, espetáculo da Cia. Dom Caixote, faz apresentações durante as tardes dos domingos de novembro, no Teatro Itália, no Centro de São Paulo.

Dirigida por Luiz Felipe Petuxo, a peça fala sobre um garoto que, incentivado pelas histórias de Sinhá sobre a personagem de carapuça vermelha e que adora travessuras, percorre uma grande jornada à procura de respostas sobre a sua origem, o amor e a alegria de viver. A montagem voltou ao cartaz no Brasil em outubro, após participar do Kijimuna Festa 2012, festival internacional de teatro direcionado ao público infanto-juvenil, realizado na província de Okinawa.

Hélio Toste, aprendiz de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, faz parte do elenco da peça, cujo texto é assinado por Paulinho Rocco, ex-aprendiz de Dramaturgia da Instituição. Toste diz que a passagem pela Terra do Sol Nascente foi um tanto quanto proveitosa: além de se apresentar, o grupo ministrou ainda um workshop e assistiu a uma série de espetáculos originários de vários países.

A Cia. Dom Caixote no workshop Okinawa, ministrado por Akira Hino

A recepção do público japonês a “Pererê – Em Busca do Saci” foi um dos pontos altos da viagem. “Eles reagiram bem à nossa proposta, ainda que fosse visível que ela era diferente das demais peças, pois misturamos várias linguagens”, comenta.

O ator diz ainda que um dos organizadores do Kijimuna Festa elogiou o trabalho, destacando que “sentiu um frescor, coisa de quem gosta do que faz”, e deu algumas sugestões de possíveis aprimoramentos na forma como a peça se comunica com o público de outras línguas. Da conversa com os promotores do evento, também surgiu um animador convite para que o grupo levasse a montagem para a próxima edição do festival, que será realizada na Austrália, em 2013.

Enquanto isso, a companhia encanta o público paulista com a mescla do que era a montagem original mais as adaptações feitas para a viagem ao Japão. E, claro, a previsão é de que, no ano que vem, o Pererê continue divertindo as crianças e os jovens.

Espetáculo: “Pererê – em Busca do Saci”

Quando: Domingos de novembro, às 16h

Onde: Teatro Itália

Avenida Ipiranga, 344 – República