‘O Espectador Condenado à Morte’ acusa plateia de cometer um crime capital. Foto: Patrícia Mattos
Depois de estrear na Funarte, o espetáculo “O Espectador Condenado à Morte”, da Cia. Teatro da Dispersão, ganha uma nova temporada no Viga Espaço Cênico, a partir do dia 6 de julho. Inspirada no texto do dramaturgo romeno Matéi Visniec, a montagem propõe a uma pessoa da plateia a experiência absurda de ser submetida a um julgamento tendencioso.
Em cena, um procurador, um defensor, um escrivão e um juiz tentam a todo custo incriminar o réu. Eles criam provas e encontram testemunhas pouco confiáveis para cumprir sua missão. Durante a sessão, outras pessoas da plateia são fotografadas e mostradas em um telão como indícios das teorias defendidas pela acusação e pela defesa. O julgamento rompe com qualquer protocolo ou aspectos éticos, morais e institucionais.
O texto foi escrito em 1985, como uma crítica à ditadura na Romênia (1967-1989), encabeçada pelo ditador Nicolae Ceausescu. A encenação tem elementos do Teatro do Absurdo, da farsa e da Comédia Física.
Com direção de Thiago Ledier, a montagem discute temas que pautam a realidade sócio-política brasileira, como os linchamentos, a violência, os discursos de ódio, o uso das instituições públicas pelos interesses particulares e os justiceiros.
A ideia é mostrar como a omissão também é responsável por consolidar regimes que violam direitos humanos e princípios democráticos. O elenco é formado por André Camargo, Cadu Batanero, Caio Balthazar, Drica Czech, Guilherme Iervolino, Patrícia Vieira Costa, Raphael Nespule, Rony Álvares e Vanessa Rodrigues.
Serviço
O Espectador Condenado à Morte, do Teatro da Dispersão
Viga Espaço Cênico – Sala Piscina
Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros, (11) 3801-1843
Estreia 6/7. Qua. e Qui, 21h. Até 25/8
R$40. 14 anos. 75 minutos