O Design em Técnicas de Palco

Publicado em: 16/02/2012 |

A experiência de mais uma profissional com vasta atuação na área de cenografia, figurino e design estará disponível aos aprendizes de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A partir deste semestre, Paula de Paoli é a nova artista residente do curso.

A formação acadêmica de Paula inclui uma graduação em Arquitetura e Programação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduação em Design de Hipermídia na Universidade Anhembi Morumbi; além disso, cursou Cenografia no CPT com J.C. Serroni – coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – e Moda e Estilo na Faculdade Santa Marcelina.

Paula de Paoli (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Dentre os principais trabalhos em sua trajetória estão os desenvolvidos no Sesc Itaquera, como a cenografia e ambientação do Parque Lúdico, em parceria com Serroni; assina, também, a cenografia e figurino das peças “Piolim” e “Alô, Alô, Teresinha”, dirigidas por Hugo Possolo; “Histórias de um Lugar Distante”, encenada por Ari França; e “Braz Cubas”, com direção de Zadoque Lopes, entre uma série de outras.

Paula também é responsável pela cenografia de telenovelas como “Serras Azuis”, “Cidadão Brasileiro”, “Cristal”, “Vende-se um Véu de Noiva”, “Seus Olhos”, “Revelação”, “Uma Rosa com Amor”, “Corações Feridos” e, mais recentemente, “Amor e Revolução”.

A artista ainda participou de eventos como a 9th International Exhibition of Stage Design and Theatre in Prague e o Rio +10 in Johannesburg, com o Projeto de Design Gráfico e Montagem de Cenografia e Figurinos “Braz Cubas”, com direção de Zadoque Lopes.

Na área pedagógica, lecionou Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina e na Escola Senai de Vestuário, e Design Gráfico na Faculdade Oswaldo Cruz.

Na SP Escola de Teatro

Mesmo antes do convite para ser artista residente, Paula de Paoli já fazia parte do corpo docente da Escola como artista convidada.

A relação com Serroni, segundo ela, existe desde 1994, quando foi sua aluna no curso de Cenografia do CPT – Sesc Consolação. Após realizarem algumas parcerias, surgiu o convite para fazer parte da Escola. “Estou sempre motivada a ensinar, passar minhas experiências adiante”, observa.

Ainda mais que ensinar, Paula enxerga na Escola a oportunidade de ficar sintonizada com a cena teatral paulista. “Ensinar sempre é uma troca para mim! Aqui, ainda posso me atualizar no mercado do teatro. Esta é uma contrapartida muito interessante”, finaliza.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024