Novo Projeto do Programa Kairós Pendura Livros no Varal

Publicado em: 28/11/2012 |

Os livros carregam muitas aventuras em suas páginas. Depois de lidos, alguns são guardados em estantes. Na intenção de levar essas obras para “passear”, o Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Projeto SP Escambo Literário.

A ação é uma atividade de contrapartida realizada pelos aprendizes bolsistas de Sonoplastia Tiago Nascimento, Eduardo Pires e Paulo Francisco Sousa, de Iluminação, tem por objetivo estimular a leitura por meio da troca e doação de livros entre aprendizes e colaboradores da Instituição. Orientados pelo bibliotecário Nilson Júnior, o grupo coletou as obras e as pendurou em varais, estirados pela Sede Brás da Escola. “Eu sugeri alguns conteúdos e contei algumas experiências que fiz em outras bibliotecas. Logo eles repensaram as ideias e as executaram”, diz Nilson.

Assim, pelos corredores da SP Escola de Teatro, os varais trazem de Machado de Assis a Sidney Sheldon, poesia, prosa, romance e ficção. “Nós recebemos doações de muitos temas. O importante é selecionar livros de importância cultural e também entretenimento”, explicou Eduardo.

Além disso, o trio criou uma página no Facebook para divulgar e compartilhar as informações.  “A plataforma vai servir para apresentar o projeto, mediar as trocas e receber sugestões. Assim, vamos abastecer os varais e acompanhar a circulação das obras.”, contou Tiago.

E em breve, o Escambo Literário vai se expandir. “Queremos levar para a Sede Roosevelt e, talvez, até as ruas. É legal já ver o pessoal pegando os livros e trazendo outros. Ler é instigante.”, finalizou Eduardo.

Texto: Leandro Nunes