SP Escola de Teatro

Novo Projeto do Programa Kairós Pendura Livros no Varal

Os livros carregam muitas aventuras em suas páginas. Depois de lidos, alguns são guardados em estantes. Na intenção de levar essas obras para “passear”, o Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Projeto SP Escambo Literário.

A ação é uma atividade de contrapartida realizada pelos aprendizes bolsistas de Sonoplastia Tiago Nascimento, Eduardo Pires e Paulo Francisco Sousa, de Iluminação, tem por objetivo estimular a leitura por meio da troca e doação de livros entre aprendizes e colaboradores da Instituição. Orientados pelo bibliotecário Nilson Júnior, o grupo coletou as obras e as pendurou em varais, estirados pela Sede Brás da Escola. “Eu sugeri alguns conteúdos e contei algumas experiências que fiz em outras bibliotecas. Logo eles repensaram as ideias e as executaram”, diz Nilson.

Assim, pelos corredores da SP Escola de Teatro, os varais trazem de Machado de Assis a Sidney Sheldon, poesia, prosa, romance e ficção. “Nós recebemos doações de muitos temas. O importante é selecionar livros de importância cultural e também entretenimento”, explicou Eduardo.

Além disso, o trio criou uma página no Facebook para divulgar e compartilhar as informações.  “A plataforma vai servir para apresentar o projeto, mediar as trocas e receber sugestões. Assim, vamos abastecer os varais e acompanhar a circulação das obras.”, contou Tiago.

E em breve, o Escambo Literário vai se expandir. “Queremos levar para a Sede Roosevelt e, talvez, até as ruas. É legal já ver o pessoal pegando os livros e trazendo outros. Ler é instigante.”, finalizou Eduardo.

Texto: Leandro Nunes