Novo Curso e Nova Coluna de Zlotnic

Publicado em: 26/07/2012 |

A última sexta-feira (20) foi dia de festa na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Celebrou-se o encerramento do semestre e a conclusão dos quatro módulos de formação de curso por alguns aprendizes.

Mas não foi só isso que aconteceu naquela mesma data, na Sede Roosevelt da Instituição, no Centro de São Paulo. Às 15h, começava mais um dos cursos de Extensão Cultural que a Instituição oferece: “Psicanálise e Dramaturgia”, orientado pelo psicanalista Sergio Zlotnic.

Sem tanto barulho como os aprendizes faziam ao festejar, Zlotnic e seus alunos começaram a buscar o propósito do curso, que é o de verificar os limites entre o documento e a ficção, e traçar um esboço provisório que separa estes dois universos do discurso do sujeito contemporâneo; esclarecer os vínculos que ligam a questão da história pessoal e da ficção, em jogo na arte da interpretação; buscar compreender a cena teatral como o espaço em que uma voz estrangeira pede expressão, e, finalmente, experimentar a especificidade da escrita dramatúrgica – que se nutre dos traumas pessoais, depois de submetidos a um trabalho simbólico de mediação.

“Fiquei muito feliz com a qualidade e o número de inscritos no curso. Tivemos de abrir mais vagas para não deixar tantas pessoas de fora”, diz Zlotnic. “A única coisa ruim em tudo isso foi ter de escolher quem participaria das aulas. Aumentamos as vagas, mas mesmo assim precisei escolher entre tantos e bons”, lamenta.

Sergio Zlotnic orientando o curso de Extensão Cultural “Psicanálise e Dramaturgia” (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Zlotnic é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor, também pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade, desenvolveu pesquisas com subsídios da Fapesp. Seus temas de interesse se referem à questão do trauma e da representação, dos sonhos e da associação-livre, e dos diálogos entre a psicanálise e o campo das artes. Deu cursos no setor de extensão cultural da SP Escola de Teatro em 2010 e 2011, além, é claro, de ser dono de uma das colunas do nosso site, a “zzzlot!”. Por falar nisso, a deste mês está no ar. Você já leu? Não? Então, clique aqui.

Texto: Gabriel Gilio

Uncategorised | 16/ 04/ 2024