Noite especial na Escola: Prêmios Acessibilidade e SP Escola de Teatro

Publicado em: 07/03/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, promove, no dia 19 de março, as cerimônias de entrega do 2º Prêmio SP Escola de Teatro e do Prêmio Acessibilidade 2013. Ambos acontecerão a partir das 21h, na Sede Roosevelt da Instituição, com entrada gratuita e aberta ao público.

O Prêmio SP Escola de Teatro – que, em sua edição de estreia, foi dedicado à atriz Maria Alice Vergueiro – desta vez homenageia outro grande nome das artes cênicas, o diretor e dramaturgo João das Neves.

Carioca nascido em 1935, João teve especial importância no período de censura no Brasil, quando montou peças de cunho político. Foi um dos fundadores do Grupo Opinião, que durante 16 anos atuou com foco no teatro de protesto, além da difusão da dramaturgia nacional e popular. Acumulou parcerias com autores como Vianinha e Ferreira Gullar. Em 1976, levou aos palcos seu mais conhecido texto, “O último carro”, que lhe rendeu o Prêmio Molière e o Mambembe de Melhor Diretor. Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga são alguns dos outros prêmios que recebeu. Em 1989, fundou o Grupo Poronga, e, já na década de 1990, estabeleceu-se em Belo Horizonte. Dirigiu, ainda, diversos shows, como de Chico Buarque, Milton Nascimento, Baden Powell e MPB4.

“O Opinião é um dos mais importantes grupos do Brasil. João das Neves é um diretor que colocou em cena aquilo que estava ao seu redor sem perder suas raízes. A ideia de fazer um teatro popular e ao mesmo tempo investir numa dramaturgia própria, mas que falava diretamente com as pessoas, é um de seus traços marcantes”, comenta Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

Para Ivam, o homenageado “é um artista inspirador e mítico na história do teatro brasileiro, que comunga com a proposta da Escola porque sempre privilegiou a pesquisa, a experimentação da contemporaneidade sem esquecer a tradição”.

A outra cerimônia que acontece na noite do dia 19 é do Prêmio Acessibilidade 2013, promovido pela Instituição em votação online realizada em seu portal, com o objetivo de promover o debate e premiar profissionais e ações voltadas à acessibilidade.

Troféu do Prêmio Acessibilidade, desenhado pelo artista plástico Gilberto Salvador

O Prêmio é dividido em cinco categorias: Artes do Palco, Políticas Públicas, Cidadania, Equipamentos Culturais e Personalidade do Ano. Para cada uma delas, foram indicados 10 nomes, selecionados por um júri composto por sete profissionais de diversas áreas. São eles: Antenor José de Oliveira Neto, Cid Blanco Junior, Cássio Rodrigo, Ivam Cabral, Leandro Knopfhloz, Leonidas Oliveira e Luiz Carlos Lopes.

Foram computados mais de 123 mil votos. Os vencedores foram: Marcos Abranches (Artes no Palco); Circo Crescer e Viver (Cidadania); Cine Theatro Brasil Vallourec (Equipamentos Culturais); Daniel Gaggini (Personalidade do ano) e Governo do Estado de São Paulo (Políticas públicas).

O Prêmio tem também uma categoria especial, o Grande Prêmio Acessibilidade 2013, que é dedicada ao promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, por sua preocupação com a cidade e com o território, além de dialogar com os mais variados agentes de transformação cultural.

Quem assina o desenho do troféu do Prêmio é o artista plástico Gilberto Salvador, que doou a criação da obra à Instituição.

2º Prêmio SP Escola de Teatro e Prêmio Acessibilidade 2013

Quando: Dia 19 de março, a partir das 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação