Noite de Revide no SP Dramaturgias

Publicado em: 24/10/2012 |

Cena da leitura dramática de “Revide”, escrita por F. A. Uchôa, atração de ontem (23) do projeto SP Dramaturgias (Foto: Hélio Dusk/SP Escola de Teatro)

Dois irmãos caminham de mãos dadas pela Avenida Paulista. Achando que se tratava de um casal homossexual, um daqueles tipos chamados pitboys ataca a dupla. Só depois, pelos telejornais, o criminoso, que está foragido, se dá conta de que suas vítimas eram, na verdade, irmãos, sendo que um deles com problemas mentais – daí o fato de andarem de mãos dadas. A partir deste episódio, uma gangue, formada por rapazes órfãos e sedentos por vingança, decide dar o revide ao agressor.

Com um texto preciso, inteligente e bem estruturado, “Revide” foi a atração de ontem (23) do projeto SP Dramaturgias, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A cena foi bastante aplaudida pelo público presente, que lotou o primeiro andar da Instituição. “Quero agradecer o trabalho maravilhoso feito pelos aprendizes que participaram da leitura. Estou muito satisfeito com o resultado”, elogiou o autor e diretor do texto, F. A. Uchôa, aprendiz do curso de Dramaturgia do Módulo Amarelo.

Depois da apresentação, teve início o já tradicional bate-papo com a plateia. A maioria apontou o grande potencial do trabalho, o que deixou o autor ainda mais satisfeito com a repercussão. “É muito bom ver o seu texto ganhar corpo, voz… E este é um trabalho que não existe sem o ator. Gostei da experiência”, afirmou Uchôa.

A próxima edição do SP Dramaturgias está prevista para 6 de novembro.

Da leitura de “Revide”, participaram: os aprendizes de Atuação Alexandre Guaraci, Thadeo Ibarra, Juliana Ostini, Herácliton Caleb; Asnésio Bosnic (Humor) e Victor Ribeiro (Dramaturgia). A iluminação e a sonoplastia ficaram a cargo, respectivamente, dos aprendizes Aline Aniceto e Renato Navarro.

Sobre o Projeto
O SP Dramaturgias é um evento quinzenal, voltado para a leitura de textos dramáticos inéditos, de qualquer autor, não apenas dos aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. As leituras, sim, serão realizadas por aprendizes e formadores da Instituição. A seleção dos textos a serem lidos se pauta em critérios artísticos (textos inéditos, que dialogam com questões da contemporaneidade, quer na forma, quer no conteúdo) e pedagógicos (a partir de demandas e questões oriundas do trabalho desenvolvido entre formadores e aprendizes na Escola). Interessados em enviar suas obras inéditas podem encaminhar material para: [email protected].

SP Dramaturgias
Leituras e análises de textos teatrais inéditos
Supervisão geral: Marici Salomão e Ivam Cabral
Coordenação: Jucca Rodrigues