Noite de entrega do Prêmio APCA 2014 reúne diversos artistas

Publicado em: 18/03/2015 |

Todo mundo feliz, dando risada e esbanjando elegância. Foi assim que a 59ª edição da cerimônia de entrega de prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte aconteceu. Enchendo a plateia do Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, na noite da última terça (17), com os mais renomados nomes das artes brasileiras.

O evento, que premiou artistas em dez áreas diferentes – Arquitetura, Artes Visuais, Dança, Rádio, Literatura, Música Popular, Cinema, Teatro, Teatro Infantil e Televisão -, teve duração de quatro horas e começou com as boas vindas de Danilo Santos de Miranda, gerente regional do Sesc em São Paulo. Em seguida, o presidente da APCA, José Henrique Fabre Rolim, falou sobre a tradição da entidade que completa 60 anos em 2016.

Sob a direção de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e co-fundador d’Os Satyros, a festa teve momentos de muita emoção. Homenageado da noite, o escritor e quadrinista Maurício de Sousa lembrou do papel que as histórias de sua Turma da Mônica, em circulação desde 1959, tiveram na alfabetização de muitos brasileiros. Ao receber o Prêmio Especial da APCA, declarou: “Sinto-me honrado com o reconhecimento dos críticos”. Outro momento importante foi a entrega do Grande Prêmio da Crítica de teatro para a atriz Laura Cardoso, que se emocionou ao ser aplaudida de pé.

Coincidentemente, a última terça (17) foi também o dia em que Elis Regina completaria 70 anos. Sob essa lembrança, Laila Garin recebeu o prêmio de melhor atriz de teatro por “Elis, a Musical”. Ainda em homenagem à “Pimentinha”, Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro se apresentaram performando “Como Nossos Pais”, música eternizada na voz de Elis.

Um dos diferenciais da cerimônia foram as duplas de apresentadores reunidas por Ivam Cabral para cada categoria. Na ordem de aparição, estivem presentes para apresentar o prêmio Edianez Parente e Miguel Arcanjo Prado, Maria Fernanda Cândido e Ruy Ohtake, Laerte e Sarah Oliveira, Bárbara Paz e Paulo Miklos, Júlia Bobrow e Leona Cavalli, Fabrício Carpinejar e Tulipa Ruiz, Gaby Amarantos e Walério Araújo, João Baldasserini e Ivam Cabral, Henrique Mello e Luiza Gottschalk, Nathalia Rodrigues e Pedro Henrique Moutinho e Luana Piovani e Luis Thunderbird.

Entre tantos premiados, confira as fotos de Andre Stéfano.

Texto: Gabriel Gilio

Uncategorised | 16/ 04/ 2024