Noite de Dramaturgia Inédita e Debate

Publicado em: 20/06/2012 |

Uma sala, cenário simples – com apenas um criado-mudo –, seis atores, um sonoplasta e um diretor. Esses foram os elementos que compuseram a segunda edição do SP Dramaturgias, projeto da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que promove a leitura dramática de textos inéditos.

Nesse novo encontro, realizado na terça-feira (19), na sede Roosevelt da Instituição, foi lido o texto “O Clube”, de autoria do aprendiz de Dramaturgia Afonso Júnior Ferreira de Lima. O elenco contou com os aprendizes Nilton Melo e Sandra Vilchez, de Atuação; André Mendes, Fabíola Nabbout, Marcela Pupatto e Cristiano Carvalho, de Humor. A sonoplastia ficou por conta de Guilherme Nordi Colósio, de Sonoplastia. Além de ser um dos idealizadores do projeto, Jucca Rodrigues, artista convidado do curso de Dramaturgia, também dirigiu a cena.

Leitura dramática de “O Clube” (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

A peça tem três atos quase independentes, que seguem um fio temático de organizações anônimas subversivas, prontas para executar planos de vingança contra seus repressores. Ao longo de toda a obra, as personagens travam discursos inflamados, lançam informações e dados sobre o contexto social, político e econômico do País e se posicionam de maneira firme em relação às suas ideologias.

Quando a leitura foi encerrada, teve início um bate-papo entre os participantes e o público. Nesse momento, os espectadores não se intimidaram em expor suas opiniões sobre o texto e fizeram várias perguntas a respeito do processo criativo.

Ao final da atividade, Jucca mostrou-se bastante satisfeito com o desenvolvimento do projeto. “Claro que é, ainda, um espaço que precisa ganhar forma. Temos alguns desafios, como continuar amadurecendo artisticamente esse espaço e, ao mesmo tempo, potencializar o engajamento dos aprendizes em sua construção”, afirmou.

O bate-papo gerou várias discussões acerca do texto (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

O autor do texto também aprovou o encontro, e disse que “é uma oportunidade para que haja aprimoramento do texto e um debate em torno dele. Gera um questionamento como ‘será que as palavras que você escolheu atingem os seus objetivos?’”. Afonso Júnior faz um convite, ainda, para que aprendizes e formadores de todas as áreas participem do SP Dramaturgias.

Com base nessas duas experiências, Jucca confia no crescimento do projeto. “Com a qualidade da dramaturgia contemporânea que vem sendo produzida pelos aprendizes, é um espaço que tem tudo para se perpetuar e cada vez mais dialogar muito intimamente com a produção dos dramaturgos, além de servir como instrumento de construção do texto”, finaliza.

A próxima edição do SP Dramaturgias está prevista para 3 de julho, às 19h30, com entrada franca. Os interessados em enviar peças inéditas para leitura e saber mais sobre o projeto podem encaminhar e-mail para [email protected]

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024