Noite de Clássico na Praça Roosevelt

Publicado em: 12/09/2012 |

Não. A região da Consolação não ganhou um estádio de futebol para sediar um Palmeiras x Corinthians. Mas, na última segunda-feira (10), a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu um recital de música clássica.

Num espaço montado com muito capricho e esmero, bem no Saguão de Entrada do prédio, alunos do curso “A Arte do Canto Lírico I”, promovido pelo departamento de Extensão Cultural da Escola, celebraram o fim das aulas com um sarau. O repertório foi escolhido sob a orientação da professora, a consagrada mezzo-soprano Regina Elena Mesquita. “Como é um curso livre, há alunos de todos os níveis, embora tenhamos feito uma audição para a seleção dos candidatos. Estes que estão aqui foram os mais corajosos, que toparam se apresentar. Trata-se de um bom começo, já que estamos falando de um mercado difícil no Brasil. Sabemos que há poucos teatros e casas com programação voltada a esse tipo de música”, disse Regina Elena, antes de dar início às apresentações, que tiveram acompanhamento do pianista Flavio Lago.

E muita coisa boa foi ouvida ali. Desde canções de Villa-Lobos (“Lundú da Marquesa de Santos”, interpretado pelo aluno Dan Ricca) a árias de óperas, como a excelente performance de Fabiana Romero para “Venite Inginocchiatevi”, da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, passando até por um sucesso de Clara Nunes, “Canto das Três Raças”, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte, na bela voz de Taiane Martins, que encerrou o recital.

“A música, aliada à palavra, gera a ação. Se você coloca a sua emoção na personagem, a canção vai aparecer e, consequentemente, tocar a plateia”, observou Regina Elena, que em seu currículo traz os prêmios da APCA em 1988 e 1992, como melhor solista vocal e, em 1996, o 1º Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros.

Regina Elena Mesquita, cercada por seus pupilos: “Bom começo” (Fotos: Helio Dusk/SP Escola de Teatro)

A seguir, confira, por ordem de apresentação, o que cada aluno interpretou naquela noite, coroada por aplausos do público, que lotou o Saguão da SP Escola de Teatro. Para ouvi-los, clique nos links abaixo. Para ouvi-los e vê-los, em fotos, num vídeo produzido pela Escola, clique aqui.

1) Taís Ferreira dos Santos, ária “Stizzoso mio Stizzoso”, da ópera “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi

2) Dan Ricca, “Lundú da Marquesa de Santos”, de Heitor Villa-Lobos

3) Fabiana Romero, “Venite Inginocchiatevi”, da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart

4) Laís Ponce, “Gia il Sole dal Gange”, de Alessandro Scarlatti