Sede Brás da SP Escola de Teatro diverte crianças do bairro em última edição de 2022 do projeto Tendas da Cidadania; confira!

Publicado em: 13/12/2022 |

Foto: João Rodrigo

Aconteceu no último sábado, 10, das 10h às 13h30, na sede Brás da SP Escola de Teatro, a última edição do ano do projeto Tendas da Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), no qual são promovidas atividades lúdicas e recreativas para crianças de 6 a 12 anos. Em consonância com as ações de conscientização que a SP vem realizando nos últimos meses, a temática dessa edição foi sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro marcam presença no lançamento da instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo

João Rodrigo e Renata Morello, analistas de projetos do Programa Oportunidades, estavam presente no evento e relataram a importância do papel da SP Escola de Teatro ao receber as atividades de arte e cultura em relação com a comunidade:

“A parceria criada com o CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) foi muito importante para Escola, pois é representativa de uma aproximação mais ampla que estamos fazendo com o território do Brás, especificamente com a população imigrante. O projeto consistiu na ação chamada ‘Tendas da Cidadania’, que tinha o intuito de abordar temas de direitos e cidadania do imigrante com crianças e adolescentes residentes, em sua maioria, aos arredores da Sede da Escola.”

Foto: Renata Morello

Dezenas de crianças se divertiram no pátio da Escola, assim como na Biblioteca, que ficou pela segunda vez aberta aos sábados, exclusivamente para os pequenos. Arte educadores e monitores propuseram muitas brincadeiras que estimularam a conscientização e a reflexão sobre a importância do conhecimento dos direitos humanos na vida em sociedade.

Além desse importantíssimo tema, ao longo do ano o Tendas da Cidadania trouxe diversos assuntos de dimensão social, sempre se preocupando com a abordagem destinada ao público jovem. Relembramos alguns deles: Emoções, que proporcionou a reflexão sobre como lidar com os sentimentos; Primavera, que estimulou a conscientização e a reflexão sobre as questões ambientais e sustentáveis; Folclore no Brasil, que teve brincadeiras e discussões sobre os mitos, danças, festas e demais costumes culturais típicos do Brasil; Vivemos para ser Livres, que fez o público entender um pouco mais sobre trabalhos análogos a escravidão e exploração infantil; Mulheres do Mundo, que homenageou o dia internacional da mulher no mês de março.

François Moretti, estudante egresso de iluminação da SP Escola de Teatro, revela a importância da instituição na sua carreira artística em Valência, na Espanha

O CDHIC foi criado em 2009 e tem o objetivo de organizar, realizar, desenvolver e articular ações que incentivem a construção de uma política migratória que respeite os direitos humanos das pessoas em situação de refúgio e imigrantes em geral. Há na organização quatro principais áreas de atuação: incidência e ‘advocacy’ nos espaços de decisão, promoção do direito das crianças e adolescentes, defesa de direitos do imigrantes e refugiados e mobilização e articulação de redes e parcerias.

“A parceria nos trouxe muito aprendizado e criação de uma rede como uma importante instituição, com grande impacto social, com o CDHIC”, reiteram os analistas de projetos.

Confira a galeria de fotos:

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro

Notícias | 30/ 04/ 2024

Tiradentes em Cena faz 11ª edição em MG com participação de Miguel Arcanjo Prado, coordenador da SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro oferece três cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade