Estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro marcam presença no lançamento da instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo

Publicado em: 12/12/2022 |

Renan Wangler, Viviane Ramos, Marina Constanza Pavez, Daniela Lunardi, Dione Leal e João Martins. Foto: Andre Stefano

Aconteceu na manhã do último sábado, 10, o lançamento da Instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo, projeto idealizado pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), gestora da SP Escola de Teatro. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre dois setores da instituição: Pedagogia e Programa Oportunidades, que juntos realizaram a curadoria da exposição, que está aberta ao público por tempo indeterminado na sede da biblioteca, na Praça Ilo Ottani, 146 – Pari, São Paulo – SP.

Foto: Andre Stefano

Participaram do evento Dione Leal, analista pedagógica, João Martins, analista de projetos, Viviane Ramos, formadora de Técnicas de Palco, e as estudantes Daniela Lunardi e Marina Constanza Pavez, da linha de estudo de Técnicas de Palco do período da manhã. Os jovens foram os responsáveis, sob a orientação de Viviane e J.C Serroni, coordenador do curso, de desenvolver uma “réplica” da casa da escritora, que vivia na região da favela do Canindé, zona norte de São Paulo. Eles também fizeram o levantamento histórico da vida e obra da artista, assim como a identidade visual do projeto expográfico.

Cezar Renzi, professor do curso de TP, Viviane Ramos, Marina Constanza Pavez, Daniela Lunardi e Dione Leal. Foto: Andre Stefano

Para celebrar a abertura, Renan Wangler, realizador da parceria por parte da Biblioteca, e Dione leram trechos da obra de Carolina, reconhecida pelo exímio talento ao retratar sua vida e das pessoas do seu convívio em livros-diário, em que contava o sofrimento e realidade das mulheres negras, e faveladas do Brasil do século XX. Os grandes sucessos da escritora, como Quarto de Despejo, estão disponíveis para aluguel na Adelpha Figueiredo e também na Biblioteca da SP Escola de Teatro. O evento foi muito emocionante para todas e todos presentes, que contou com apresentações musicais.

Renan Wangler. Foto: Andre Stefano

“A instalação biográfica Carolina Maria de Jesus organizada na Biblioteca Adelpha Figueiredo, que a equipe da SP Escola de Teatro preparou com seus estudantes, vem ratificar essa atitude polifônica, democrática e de valorização de discursos antes marginalizados que a instituição tem como um de seus pilares. O público terá uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho dessa importantíssima escritora brasileira, uma das primeiras autoras negras publicadas no país”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da Adaap.

Confira fotos do lançamento!

Fotos: Andre Stefano

SP Escola de Teatro apresenta: Instalação Biográfica Carolina Maria de Jesus

Onde: Biblioteca Adelpha Figueiredo – Endereço: Praça Ilo Ottani, 146 – Pari, São Paulo

Quando: Permanente, a partir de 10 de dezembro de 2022

Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábado, das 10h às 13h

Acesso gratuito

Classificação indicativa livre

Ficha técnica:

Diretor Executivo: Ivam Cabral.

Coordenador Pedagógico: Joaquim Gama.

Coordenador das linhas de estudos de Técnicas de Palco e Cenografia e Figurino: JC. Serroni.

Coordenadora da linha de estudos
Sonoplastia: Tâmara Davis.

Coordenador a linha de estudos
Iluminação: Guilherme Bonfanti.

Idealização: Bolsa Oportunidade: Dione Leal, João Rodrigo, Renata Morello.
 Biblioteca Adelfa Figueiredo: Renan Wangler de Andrade Silva.

Curadoria e orientadoras de pesquisa: Telumi Hellen e Viviane Ramos.

Desenvolvimento do projeto expositivo: Telumi Hellen e Viviane Ramos.

Assessoria: Elen Londero e Luiza Camargo.

Produção executiva: Claudia Salloti.

Coordenação de execução: Viviane Ramos.

Técnicos colaboradores da execução e montagem: Ary Gutenberg, Cezar Renzi e Vinicius Lopes.

Estudantes participantes:

Curso de Técnicas de Palco: Alycia Machaca, Ana Luísa Martins, Bruno Torato, Caio Aquino, Daniela Lunardi, Isis Patacho, Jade Figueiredo, José Carneiro, Mara Suman , Marcelo Evangelista, Marina Constanza Pavez, Matheus Góis, Nathalia Cristine, Pedro Rivera, Mucah Freire, Stephanie Barros, Tatiane Furlaneto, Vhelma Vivian León e Western.

Curso de Cenografia: Aline Tavares, Arthur Hideki, Erronizar, Guilherme Santti, Lara Paim, Mikaella Rodrigues, Nathália Cotrim, Rapha D’Lire, Tarsila Louzano, Yara Barrão.

Curso de Sonoplastia: Gabrielle Leme, Katheleen Costa, Lucas Tancsik e Mica Matos. Curso de Iluminação: Igor Yabuta

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024