No Primeiro Dia, Criou o Vermelho

Publicado em: 06/09/2012 |

Controle social, teatro do absurdo, sonhos e imaginação. Cada sala da Sede da Praça Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco foi agitada pelas ideias dos aprendizes do Módulo Vermelho. Ontem, (5), os nove núcleos apresentaram seus projetos cênicos, assistidos pelo formadores.

Essa ação faz parte do processo que se iniciou no último mês, durante o qual cada grupo dialogou com um pensador, num encontro promovido aqui na Escola. Sob a epígrafe “O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir”, do geógrafo Milton Santos, os nove grupos foram provocados em nove temas. Entre os convidados daquela ocasião, estavam Luiz Fuganti, de antropologia; Guto Lacaz, de artes visuais; Aimar Labaki, de comunicação; Patricia Nakayama, de filosofia; André Martin, de geopolítica; Ladislau Dowbor, de meio ambiente; Celso Nascimento, de música; Sergio Zlotnic, de psicanálise, e Cláudio Novaes Pinto, de sociologia. Depois, os núcleos partiram desses temas e organizaram as primeiras ideias, expostas ontem.

A epígrafe de Milton Santos foi a disparadora do diálogo entre o núcleo e o pensador (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

“Esse encontro foi a explanação das pesquisas dos núcleos. Os formadores trouxeram novas provocações para delinear o estágio atual e as próximas ações”, contou o coordenador pedagógico Joaquim Gama.

O diretor executivo Ivam Cabral animou-se com o momento: “Acredito que este seja o instante mais importante. Definir esses projetos indica qual será o futuro deles. É o momento mais prazeroso pra todos nós, porque revela o olhar estético dos aprendizes e o quão mágico se torna esse movimento. Para mim, essa etapa tem mais valor que o resultado final, ainda que eles sempre nos surpreendam no final”, disse Ivam.

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024