Neste domingo, 27, é celebrado o Dia Internacional do Teatro e também Dia Nacional do Circo!
Criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT), essa data tão importante é reservada não apenas para celebração da arte teatral, mas para conscientização da importância das artes cênicas. Já o dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897.
Teatro
O teatro passou por inúmeras transformações ao longo dos séculos, e até hoje é realizado com as mais diversas finalidades. No Brasil, se fortaleceu no século XIX, com muitas influências do romantismo, tendo nomes como João Caetano, Artur Azevedo, Gonçalves de Magalhães e Martins Pena. No entanto, os povos africanos e indígenas já possuíam em suas matrizes muitos elementos pré-teatrais como o dançar e o cantar.
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Para além de ser uma forma de entretenimento, o teatro pode ser um veículo de transformação da sociedade, de forma didática pode fazer uma crítica social. É parte da nossa cultura, símbolo político de resistência artística e parte intrínseca do indivíduo, tendo sido praticado desde os primórdios da humanidade, como dizia Augusto Boal:
“A teatralidade é essencialmente humana. Todo mundo tem dentro de si o ator e o espectador. Representar num ‘espaço estético’, seja na rua ou no palco, dá maior capacidade de auto-observação. Por isso é político e terapêutico”.
Nesse contexto, a SP Escola de Teatro foi inaugurada em São Paulo, em 2010, com o objetivo de democratizar o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população. O curso técnico oferecido pela instituição tem duração de dois anos e a abordagem dos conteúdos prefigura como se fossem múltiplas escolas em uma, dado o grau de relações artísticas e pedagógicas entre as disciplinas. Além disso, é totalmente gratuito, sistêmico e o estudante sai pronto para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com um modelo pedagógico original e diferenciado, a SP propõe oito linhas de estudos que contemplam as muitas facetas das artes do palco.
Confira abaixo mais informações sobre as oito linhas de estudo oferecidas pela Instituição:
Atuação
Está voltado à formação de atores com ênfase no domínio e consciência da cena para que esse artista tanto dialogue com as orientações gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. Pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Humor
A linha de estudo de Humor está voltada para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Cenografia e Figurino
O curso, por intermédio de conhecimentos básicos, capacitará os interessados em ingressar profissionalmente na área. Abrange também o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Direção
Prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas.
Trata-se de uma formação humanista e interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Dramaturgia
Segundo a coordenadora da área na SP Escola de Teatro, Marici Salomão:
“Dramaturgia não é só escrita de peças teatrais. É um modo de ver a vida; de ver mais vida na vida, de fazer um raio-x na vida, de observá-la e ‘linkar-se’ a ideia de vida”
A Dramaturgia na SP visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos estudantes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. Enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Iluminação
Para Guilherme Bonfanti, coordenador de iluminação da SP, é importante que o lighting designer saia do campo da subserviência:
“O fato da nossa matéria não ser o nosso corpo, a nossa voz, nos coloca para fora de nós, nos recursos: lâmpadas, refletores fabricados. A gente tem que buscar a nossa matéria prima para poder se expressar, nesse sentido a construção do nosso trabalho tem um dado artesanal, físico, manual, que o transforma em algo peculiar. ”
O curso técnico em teatro da linha de estudo de Iluminação qualifica estudantes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. Promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz, em especial as artes visuais. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Sonoplastia
Propõe a formação do estudante por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras. Será discutida a música em seus diferentes campos de atuação; teatro, cinema, rádio e televisão. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
Técnicas de Palco
Capacita estudantes interessados na profissionalização do técnico de palco. O que seria um técnico de palco? Aquele profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos. A formação consiste em aulas teóricas e práticas, em ateliês e/ou oficinas. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo que durante o terceiro e o quarto módulo o estudante deverá também cumprir estágio obrigatório de 480h, fora dos horários de aulas. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.