Nelson Rodrigues em Cena

Publicado em: 29/02/2012

Nelson Rodrigues (Foto: Divulgação)

 

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, um dos artistas mais importantes do teatro nacional, foi encontrado, no Arquivo Nacional dos Estados Unidos, “Fragmentos de Dois Escritores”, um filme de João Bethencourt, que retrata um pouco da rotina pessoal e de trabalho de Nelson Rodrigues e do dramaturgo norte-americano Edward Albee.

 

O material, que estava arquivado há 43 anos, foi encontrado pelo historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A obra mostra o escritor brasileiro em suas horas de descanso, em casa e escrevendo peças, como “Vestido de Noiva”. Além disso, o documentário exibe imagens do jornalista produzindo seus textos na redação do jornal “O Globo” e participando de uma mesa redonda sobre sua grande paixão: o futebol.

 

O filme completo pode ser visto no Youtube, no canal Brasil Recente. São quase 25 minutos de imagens inéditas.

 

Certamente, os 100 anos do dramaturgo vão dar origem a muitas outras homenagens neste ano. Algumas já estão sendo realizadas, como a mostra “Quem Ainda Tem Medo de Nelson Rodrigues?”, que traz encenadas cinco de suas 17 peças, entre elas “O Beijo no Asfalto” e “Valsa nº 6”, dirigidas por Marco Antônio Braz. E não é só nos palcos que Nelson será lembrado. No Rio de Janeiro, por exemplo, a vida do artista foi escolhida para ser o samba-enredo da escola de samba carioca Viradouro.

 

 

Texto: Jéssika Lopes

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS