Na última leitura do semestre, SP Dramaturgias apresenta ‘Clarice e o rio do tempo’

Publicado em: 29/05/2014

O SP Dramaturgias, projeto de leituras dramáticas de textos inéditos de autores contemporâneos promovido pela SP Escola de Teatro, terá sua última edição deste semestre na próxima terça-feira (3/6), às 19h30. O evento será dedicado à leitura do texto “Clarice e o rio do tempo”, de Victor Hugo Valois, aprendiz egresso do curso de Dramaturgia. O evento, realizado na Sede Roosevelt da Escola, tem entrada gratuita e aberta ao público.

 

A peça se passa em 1950, quando a jovem Clarice segue para o Rio de Janeiro com o sonho de se tornar artista-dançarina. Para corrigir os seus pés defeituosos, ela consegue a ajuda de ninguém menos que o então presidente do Brasil da época: o Sr. Eurico Gaspar Dutra.

 

Leitura do texto “Lázaro 14.329”, no dia 20 de maio (Foto: Cristiane Camelo)

 

Neste primeiro semestre, o projeto tem orientação de Camila Damasceno, aprendiz egressa do curso de Dramaturgia da Escola, e continua servindo como atividade de contrapartida da Bolsa-Oportunidade concedida pelo Programa Kairós – 14 dos aprendizes contemplados com a Bolsa participam das leituras realizadas ao longo do semestre.

Os encontros, semanais, mesclam ensaios práticos para as leituras e encontros para discussão de textos teóricos e peças teatrais. As referências teóricas vão de Aristóteles a Sarrazac e Ryngaert e discutem questões formais de dramaturgia e o lugar do texto no teatro contemporâneo. 

 

Já as peças podem ser nacionais ou internacionais, e mesclam textos de estruturas mais dramáticas – como “Um bonde chamado desejo”, de Tenesse Willians e “Um inimigo do povo”, de Ibsen – a obras contemporâneas, de estruturas mais performativas – por exemplo, “Agro negócio”, de Marco Catalão e “O quarto”, de Harold Pinter.

 

A escolha dos textos é norteada pela preocupação de tratar de assuntos pertinentes tanto aos aprendizes do módulo Azul quanto aos do módulo Verde.

 

Os aprendizes que estão no SP Dramaturgias desse semestre são: Carolina Delphim, Cássia Marcone, Cristina Santos, Cesar Balbino, Deni Marquez, Jonas Mendes, Luiz Antônio Rodrigues, Marcelo Oriani, Mateus Rodrigues, Matheus Macedo, Murilo Chevalier, Murilo Rocha, Natália Albuquerque, Patrícia Martins e Viviane Barbosa

 

Serviço

SP Dramaturgias: “Clarice e o rio do tempo”, de Victor Hugo Valois

Quando: Terça-feira (3/6), às 19h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis e aberto ao público

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS