Museu da Imigração promove a 27ª Festa do Imigrante com apresentações culturais de diversos países

Publicado em: 05/10/2022 |

Museu da imigração.Foto: Divulgação

Neste próximo final de semana, dias 8 e 9 de outubro, se inicia a 27ª Festa do Imigrante na cidade de São Paulo, promovida pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, localizado com sede na antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás.

Anualmente, a Festa do Imigrante tem o objetivo de enaltecer as heranças e tradições de diversas nações por meio da participação de comunidades de refugiados, migrantes e descendentes. A cada edição, diversos grupos de mais de 50 países e regiões diferentes participam do evento com música, dança, artesanato e gastronomia.

O evento é um grande símbolo representativo da diversidade cultural da maior cidade da América Latina, a qual concentra várias qualidades, como por exemplo sua fama de ser a capital da gastronomia. A festa tem o intuito de atualizar todos os anos o quanto São Paulo continua sendo uma cidade tão procurada por povos de outras nacionalidades, uma procura que antigamente se denominou como a chegada dos imigrantes nas terras brasileiras e que atualmente essa vinda se concretiza majoritariamente com a chegada de refugiados.

Espetáculo Escola de Mulheres, Uma Sátira ao Patriarcado faz duas apresentações especiais na sede Roosevelt nos dias 14 e 15 de outubro

Com essa comemoração o Museu propõe ao público uma oportunidade de conhecer o entrelaçamento das memórias construídas pelas pessoas que vieram de terras distantes e como elas contribuíram para a formação da identidade paulista. Mas, também, propõe um diálogo sobre as migrações como um fenômeno contemporâneo, reconhecendo a recepção dos milhões de migrantes atuais e a repercussão deste deslocamento para a cidade.

Neste ano, o evento contará com a representação de 54 países, sendo os atrativos 68 apresentações artísticas, 100 expositores de artesanatos e gastronomias locais e 16 oficinas com a equipe do Museu, possibilitando atividades práticas ao público.

As celebrações se iniciam nos dias 8 e 9 de outubro e terão continuidade nos dias 15 e 16 de outubro, das 10h às 18h (bilheteria até às 17h). Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com desconto pelo site do Museu.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões