Espetáculo Escola de Mulheres, Uma Sátira ao Patriarcado faz duas apresentações especiais na sede Roosevelt nos dias 14 e 15 de outubro

Publicado em: 03/10/2022 |

GrupoLunar. Foto: Roberto Lajolo

A história farsesca de um burguês que escolhe sua futura esposa ainda criança e a priva de educação formal para não ser traído é a trama principal para o espetáculo Escola de Mulheres, Uma Sátira ao Patriarcado, que estreia na sexta-feira, 14, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. A obra é baseada no texto Escola de Mulheres, de Molière, e a montagem foi idealizada pela dupla Suzana Muniz e Mau Machado, que assinam respectivamente direção geral e direção musical. As sessões são gratuitas, às 20h, e seguidas de um debate com o Grupo Lunar nos dias 14 e 15 de outubro de 2022. Os ingressos podem ser reservados pela Sympla.

A dupla criadora do espetáculo explica que a particularidade da montagem está no fato de ser contada a partir do ponto de vista da mulher.

“A história a ser contada a partir da presença de um coro de mulheres que faz frente aos personagens masculinos representantes do patriarcado burguês na peça, e do enfoque da trama recair sobre a jornada da personagem feminina, Inês”.

Além dessa mudança de perspectiva, a releitura do Grupo Lunar de Teatro se inspira na estética do folclore popular brasileiro e em ritualísticas de tradições afro-brasileiras para descontruir a característica eurocêntrica do texto original.

“A montagem surge como um alerta, reivindicando aquilo que é das mulheres por direito: nossa dignidade, nossa liberdade de decisão, nosso corpo, nossa ancestralidade, nossa identidade, nossa igualdade. A peça é em sua essência um chamado para o despertar feminino”, afirma Suzana.

GrupoLunar. Crédito: Roberto Lajolo

O projeto surgiu em 2019, com a ascensão de políticos conservadores no país, legitimando o preconceito e a misoginia no Brasil. Entretanto, o trabalho de investigação específica do espetáculo só foi possível a partir do edital

de residência do Teatro do Incêndio que idealizadores conquistaram em fevereiro de 2022. Neste processo o patriarcado e suas relações de opressão foram discutidos a partir da literatura de mulheres potentes como Bell Hooks, Djamila Ribeiro e Claudia Alexandre, entre outras, e das experiências do próprio elenco.

O treinamento de coro, ministrado pela dupla na oficina presencial de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro em janeiro de 2020, foi a base para a construção da identidade do espetáculo.

O elenco, formado em parte por artistas da instituição, é composto por Ana Clara Fischer, Angelina Miranda, Mau Machado, Pamella Bravo, Silvio Eduardo, Suzana Muniz, Tom Freire e Vitor Ugo.

Para Suzana Muniz e Mau Machado, parceiros da SP de longa data.

“O sexismo está nas pequenas atitudes. São elas que precisamos mudar para atingir uma reciprocidade. E são elas que desejamos apontar através da adaptação deste texto de Molière, mostrando com através da sátira como algo trivial alimenta o sexismo e permite que a violência aconteça.

GrupoLunar. Crédito: RobertoLajolo

Ficha técnica

Idealização e concepção: Suzana Muniz e Mau Machado. Texto: Molière. | Direção Geral e Adaptação: Suzana Muniz. Direção Musical, Música e Letra: Mau Machado. | Elenco: Ana Clara Fischer, Angelina Miranda, Mau Machado, Pamella Bravo, Silvio Eduardo, Suzana Muniz, Tom Freire e Vitor Ugo. | Preparação Vocal: Ana Clara Fischer. Preparação Corporal – Commedia Dell’Arte: Flávia Bertinelli. Preparação corporal – coro cênico: Mau Machado e Suzana Muniz. | Mascareiro: Rafael Mariposa. Bonequeiro: Vitor Ugo. Designer gráfico: Mau Machado. Fotos: Roberto Lajolo. | Produção: SMARTE Produções. | poio: Teatro do Incêndio, Centro Cultural Omoayê e SP Escola de Teatro. | Agradecimentos: Cláudia Alexandre, Eduardo Gotlib, Isabela Avelar, Malu Frizzo, Mestre Buí, Tâmara David e Robson Cesila.

Mostra de Cenas- Escola de Mulheres, uma Sátira ao Patriarcado
Quando: 14 e 15 de outubro, às 20h.
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: Grátis via Sympla

Notícias | 02/ 05/ 2024