Mostra Experimentos Tusp 2013 Divulga Selecionados

Publicado em: 19/02/2013 |

A Mostra Experimentos do Tusp, responsável por reunir, anualmente, uma amostragem da produção que se dá nas escolas de teatro de São Paulo (de formação técnica e/ou superior), já divulgou os trabalhos que integram a edição 2013 do programa, após receber inscrições até o início de janeiro.

Os 18 selecionados serão exibidos a partir do dia 13 de março, divididos em duas categorias: Abertura de Processos (composta por demonstrações e apresentação de pesquisas teórico-práticas, bem como de exercícios cênicos ainda em processo) e Espetáculos, que abre espaço para encenações já finalizadas, sendo estreantes ou não.

Dentre esses, está “*555”, peça originada de um processo teatral do núcleo 8 do Experimento do Módulo Vermelho de 2012 da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, sob acompanhamento pedagógico de Alessandro Toller, formador de Dramaturgia da Instituição.

“*555” (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Na concepção do trabalho, os estruturados adotados pelo grupo foram a globalização e a psicanálise. “Em um call center, cinco personagens revelam suas relações, competitividades, desejos e sonhos. As vidas imaginadas e as vidas vividas estão interconectadas. Rompem-se molduras para retomá-las adiante. A atmosfera onírica se contrapõe aos nichos do call center, aos quais cada indivíduo está ‘aprisionado’. Seres solitários encontram outros seres solitários. E, no retorno diário para casa, reforçam a confiança na própria emolduração”, diz o programa da montagem.

A formação original de “*555”, dirigida por Cristiano Dantas e com dramaturgia de Cristiane Gomes, Patrícia Negrão e Daniel Alves, tem Lucas França, Priscila Gomes, Ariane Alves, Nilton Melo e Fernando Lopes, no elenco. Benedito Ferreira, Guilherme Catofaroni e Aline Delouya são os responsáveis pela cenografia e figurinos; a iluminação é de Chico Sousa e Flávio Pontes; a sonoplastia de Alex Matos; os técnicos de palco são Tony Budnikas e Evaristo Moura; a costureira, Ana Maria Silva, e o design gráfico é de Gabriel Godinho.

As apresentações são gratuitas e serão exibidas de 13 de março a 21 de abril, de quinta a domingo, sempre às 20h. As datas específicas serão divulgadas em breve.

Veja, abaixo, a lista completa dos escolhidos para a Mostra:

Abertura de Processos:

“Iepe” (FASCS)

“Bom Dia” (Ruína) (CAC)

“Off_elia” (CAC)

“A Viagem de Alice” (SP)

“Depois” (UNICAMP)

“Woyzeck – Circo-Teatro Estandarte do Amor” (UNESP)

Espetáculos:

“Macbeth” (UNICAMP)

“O Balneário” (CAC)

“*555” (SP Escola de Teatro)