
Cena de “Malditas Dramaturgas! O Feminino no Centro do Palco”, da Cia. Malditos dramaturgos! com a aprendiz Alaíde Cadima do curso regular de Dramaturgia. Foto: divulgação
Companhias que atuam nas periferias de São Paulo encontram-se com grupos do centro da cidade na “24ª Mostra de Teatro Monte Azul”, que ocorre entre 21 e 31 de julho. A edição, que comemora os 25 anos do festival, conta com 15 espetáculos.
Um dos destaques é a peça “Luz Negra”, da Cia. Pessoal do Faroeste, que retrata a famosa Boca do Lixo, como era conhecido o bairro da Luz nos anos 30. A trama se passa no dia 10 de novembro de 1937, depois do famoso crime no Castelinho da Rua Apa. Na mesma data, a ditadura do Estado Novo extinguiu a “Frente Negra Brasileira”, um movimento que contava com a participação de negros em diferentes contextos culturais, políticos e sociais da época.
Outra atração é “Oju Orum”, do Coletivo Quizumba, que tem como ponto de partida o mito da negra Anastácia, uma mulher que não se conformava com a condição de escrava. O grupo narra a trajetória de quatro mulheres de diferentes épocas que sofriam algum tipo de violência.
Já “Malditas Dramaturgas! O Feminino no Centro do Palco”, da Cia. Malditos dramaturgos!, apresenta três leituras dramáticas de textos que discutem o feminino a partir de diferentes linguagens (o monólogo, o texto dramático e o vídeo). O espetaculo conta com a participação de Alaíde Cadima, que é aprendiz do Curso Regular de Dramaturgia na SP Escola de Teatro.
A programação ainda conta com sete oficinas gratuitas de teatro. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail teatromonteazul@gmail.com, indicando o nome do curso de que desejam participar.
Algumas dessas atividades são comandadas por aprendizes egressos da SP Escola de Teatro. Maurício Ferreira, formado no Curso Regular de Dramaturgia e membro da trupe Malditos Dramaturgos!, participa da oficina “Preliminar do Texto Teatral – Análise e Prática”. Marcus Mazzieri, formado em Humor e integrante do coletivo Nós, Palhaços, ministra o workshop “Experimentando o Palhaço”. Já Douglas Ricci, que concluiu o curso de Direção, realiza a “Oficina de Introdução à Commedia Dell’arte”.
Serviço
24ª Mostra de Teatro Monte Azul
Centro Cultural Monte Azul
Av. Tomas de Souza, 552, Jardim Monte Azul. (11) 5852-8080
De 21/7 a 21/8.
Grátis.