EN | ES

Morre o diretor Peter Brook, ícone do teatro britânico, aos 97 anos

Publicado em: 04/07/2022 |

Morreu no último sábado, 2, a lenda do teatro britânico Peter Brook, um dos diretores mais influentes do século 20. O professor de teatro de origem britânica, que passou grande parte de sua carreira na França dirigindo o teatro parisiense Les Bouffes du Nord, reinventou a arte da direção ao privilegiar formas sóbrias sobre os cenários tradicionais.

Nascido em Londres, em 21 de março de 1925, este filho de imigrantes lituanos judeus assinou a primeira produção aos 17 anos. Durante sua carreira, liderou importantes instituições como o Royal Opera House de Covent Garden. E dirigiu atores como Orson Welles e Laurence Olivier.

Estudantes do curso técnico em teatro da SP apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2022

Sua produção teatral considerada a mais ambiciosa foi o Mahâbhârata, um espetáculo de nove horas baseado na história épica indiana, que recorria a fogo correndo sobre a areia e chuveiro de flechas no palco para representar batalhas britânicas. Tipicamente, ele respondeu ao sucesso da produção mudando o rumo, e partindo para jornadas mais introspectivas.

Em 2019, Peter Brook foi homenageado na Espanha com o Prêmio Princesa das Astúrias das Artes, na condição de “mestre de gerações”.




Relacionadas:

Notícias | 17/ 05/ 2024

Veja como foi o lançamento do livro Entre Almanach 2024 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 05/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita Manás Laboratório de Dramaturgia

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 05/ 2024

Estudantes de Direção apresentam Mostra de Microcenas neste sábado (18)

SAIBA MAIS