Minhocão, ap. 72

Publicado em: 01/06/2015 |

O projeto “Minhocão, ap. 72”, um dos cinco projetos de aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco escolhidos pela Mostra dos Estudantes Brasileiros de Cenografia na Quadrienal de Praga 2015, como projeto destaque entre os 32 trabalhos selecionados para representar o Brasil. Será exposto na Casa de Kafka em Praga, na República Checa, no maior evento internacional da área, em que são reunidas as pesquisas dos últimos quatro anos em desenho e espaço da performance.

O grupo realizador do projeto é constituído por cinco aprendizes (Henrique Yokoyama, Nina Nuernberger, Rodrigo Rosa, Rosana Rocha e Sueliton Martins) da Escola, sob a orientação de J.C. Serroni, que tiveram a ideia a partir da notícia de que o Minhocão será desativado enquanto via de circulação de veículos.

A partir daí, surge a questão: como definir o futuro do local? Observar o processo de gentrificação e seus atores foi o que norteou a construção da pesquisa e sua proposição. A possível desativação do Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, pareceu cenário favorável à investigação da ação gentrificadora – processo de valorização imobiliária de uma zona urbana, geralmente acompanhado do deslocamento dos residentes com menor poder econômico para outro local e da entrada de residentes com maior poder econômico, através da ação direta ou indireta do Estado.

O coletivo propõe como metáfora deste processo de higienização uma instalação em um trecho específico do Elevado. A área avistada da janela do apartamento 72, que mede 344m², e faz a proposição de seu revestimento por tacos. Para a exposição criou um livro, materializando o percurso atravessado pelo grupo durante os seis meses de pesquisa.

Para obter a verba necessário para a sua participação na Quadrienal de Praga 2015, o grupo inscreveu o projeto no Catarse. Os interessados em ajudar os participantes a viajar para a República Checa podem acessar o projeto neste endereço, clicando aqui e fazendo sua contribuição.

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Uncategorised | 09/ 11/ 2023