Mesa de discussão e lançamento de livro nos ‘Encontros sobre performance’

Publicado em: 12/05/2014 |

Promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco para aprofundar suas investigações num dos gêneros mais presentes no cenário artístico contemporâneo, os “Encontros sobre performance” ganham nova edição nesta semana.

Na quarta-feira (14), será realizada a mesa de discussão “Desafios para um artista da performance”, que terá a participação de Matteo Bonfitto, Ana Goldenstein e Cassiano Quilici, com mediação de Juliana Moraes. No mesmo encontro, também haverá o lançamento do livro “Entre o ator e o performer – Alteridades – Presenças – Ambivalências”, de Matteo Bonfitto (Ed. Perspectiva). Toda a programação é gratuita, aberta ao público e acontece na Sede Roosevelt da Escola.

Encerrando as discussões, no dia 4 de junho, Marcus Bastos, Mário Ramiro e Otávio Donasci tratarão sobre “Performance, imagem e novas tecnologias”. A mediação será de Rodolfo García Vázquez.

Performance de Gustavo Sol no último encontro realizado (Foto: André Stefano)

A abertura dos “Encontros sobre performance” foi realizada no dia 9 de abril, com uma palestra ministrada por Coco Fusco, artista cubana radicada nos Estados Unidos. Depois, no dia 16 de abril, foi promovida a primeira das três mesas previstas pelo projeto – todas com curadoria de Beth Lopes. O encontro, que foi movido pelo tema “O contexto da performance hoje”, reuniu Lucio Agra, Stela Fischer e Gustavo Sol, que também apresentou sua performance.

A proposta dos Encontros é promover diálogos entre artistas e estudiosos brasileiros, residentes em São Paulo e dedicados à prática da performance em seu amplo sentido. Com estas discussões, pretende-se expandir o debate sobre as possibilidades artísticas e investigativas neste campo de linguagens híbridas, em que não se impõe limite para o exercício da arte. “Queremos criar um espaço de reflexão sobre a pluralidade das experiências performativas que exploram um modo de pensar, ver e fazer que emerge da cultura de nossa época”, explica Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

“Encontros sobre performance”

Quando: 14 de maio e 4 de junho, das 19h30 às 21h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro